sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Você olha para o seu blog como um negócio?


Há muito tempo que vimos a falar da importância de olhar para um blog como um negócio. Isto porque quem deseja realmente ganhar dinheiro com um blog, tem de olhar para ele como um verdadeiro negócio, e tornar-se mais competitivo que a sua concorrência. Se você olhar à sua volta, o que é que o distingue de um concorrente que tem imenso sucesso, ganha imenso dinheiro, e diariamente continua escrevendo no seu blog?
Recentemente li num livro uma ideia que é precisamente tudo aquilo que acontece atualmente na blogosfera. A ideia resumida é até bastante simples de compreender. Imagine o seguinte cenário: O que é que distingue um problogueiro de sucesso, de você que ainda não consegue viver do seu blog? Esse problogueiro não é um blogueiro comum. É alguém que trabalha e vive o seu blog, como se ele fosse um negócio. É alguém que se colocar no mercado como um profissional, um verdadeiro homem de negócios. E um blog de sucesso é precisamente isso: profissionalismo, negócio, sucesso.
A verdade é que aquilo que você normalmente vê num blog de sucesso, são postagens diárias. Você visita o blog diariamente, e a única coisa que vê são artigos diários e um grande empenho por parte do autor para manter toda a comunidade satisfeita e em crescimento. No entanto, aquilo que realmente acontece num blog de sucesso, é algo mais do que isso:
  • Estratégias inteligentes e a longo prazo para conteúdos editoriais;
  • Estratégias inteligentes e a longo prazo para produtos;
  • Estratégias inteligentes e a longo prazo para fazer crescer a comunidade;
  • Estratégias e organização para gerir todos os processos de criação de conteúdo, marketing, contatos, desenvolvimento de novas ideias e produtos, etc;
  • Colaboração com outros blogueiros e meios com estratégias e objetivos de crescimento mútuo;
  • Visão de futuro e muito planejamento;
  • Paixão por aquilo que se faz;
  • Etc.

INVISTA POR SI PRÓPRIO

Um blog é uma ferramenta que pode exigir bastante investimento, dependendo claro dos seus objetivos. No entanto, enquanto modelo de negócio, um blog está muito longe de requerer um investimento avultado ou comparável com outro tipo de investimentos. Não cometa o erro de procurar financiamentos ou parceiros de investimento, quando verdade você próprio poderá investir sozinho no seu blog. Quando se atinge um determinado nível, é natural que os investimentos passem a ser mais avultados. Ainda assim, se você conseguir investir por si próprio, você garante à partida um controlo absoluto sobre esse mesmo crescimento.

PLANEJAMENTO A LONGO PRAZO

Se realizarmos um inquérito com uma única pergunta, à grande maioria dos blogueiros, é provável que uma grande percentagem não consiga responder-lhe. A pergunta seria: Quais são os objetivos do seu blog para os próximos 5 anos? A grande maioria dos blogueiros não faz um planejamento correto e a longo prazo dos seus blogs, principalmente porque não olham para eles como verdadeiros negócios. No entanto, um bom planejamento a longo prazo é fundamental em vários aspectos, mas principalmente para trilhar o caminho que o ajudará a atingir os seus objetivos mais facilmente.
Pegue numa caneta e num papel, sente-se durante uma hora (ou o tempo necessário) e escreva tudo aquilo que você gostaria fazer e alcançar com o seu blog nos próximos 5 anos. Não analise profundamente as ideias. Escreva simplesmente aquilo que lhe vier à cabeça. Se você deseja aparecer na televisão escreva-o, se deseja fazer a capa de um jornal escreva-o, se deseja atingir os 100,000 subscritores escreva-o, e por aí adiante. Escreva também aquilo que você gostaria de fazer: produtos, cursos, ebooks e livros, ferramentas, etc. Todos os esses pormenores são importantes para ajudá-lo a guiar-se no caminho para o futuro.

ESTRUTURE O SEU NEGÓCIO CORRETAMENTE

Para o seu blog ser um verdadeiro negócio, é necessário que você seja também um verdadeiro empreendedor. Isso significa estruturar o seu blog/negócio da forma mais correta. Organize bem as suas ideias e os seus planejamentos, para que você possa actuar de acordo com as suas necessidades. Precisa de um colaborador? Organize-se, defina corretamente a razão pela qual você precisa de um colaborador, e de que forma você pensa pagar-lhe pelo trabalho que ele realiza, seja com um ordenado fixo mensal, seja com um valor fixo por artigo, seja com partilha de receitas, seja de outra forma qualquer.
A estruturação é extremamente importante, e nela é necessário ter em consideração uma série de aspectos que normalmente o comum dos blogueiros não tem. Vejamos algumas das partes mais importantes de uma estruturação profissional:
  • Escrita de conteúdos;
  • Edição de conteúdos antes da publicação;
  • Gerir colaboradores, escritores, ou simplesmente contribuidores;
  • Marketing;
  • Monetização;
  • Otimização para motores de busca (SEO);
  • Contabilidade;
  • Desenvolvimento web;
  • Gestão de hospedagem;
  • Webdesign e branding;
  • Gestão e brainstorming;
  • Etc.
Quando se pensa num blog como um modelo de negócio, existem uma série de factores a ter em consideração, nomeadamente os investimentos em desenvolvimento web e webdesign, os investimentos em marketing e branding, e uma série de outros investimentos que terão forçosamente de sair do seu bolso. No entanto, uma boa estruturação permite-lhe que você consiga fazer tudo isso da melhor forma possível, mantendo o seu blog rentável e em perfeita saúde. Tudo depende do seu planejamento.

ESCALABILIDADE

Um dos fatores mais importantes de um negócio é a sua escalabilidade. Você imaginou o que aconteceria se você fosse citado na televisão, em horário nobre, e o seu blog começasse a receber 10 vezes mais tráfego do que você tem agora? Você teria capacidade para alugar um servidor dedicado? Você está preparado para que uma situação dessas aconteça e você possa beneficiar dela? O mesmo se pode dizer por exemplo sobre um melhor posicionamento nos resultados dos buscadores. Imagine que você consegue chegar ao primeiro lugar para uma determinada pesquisa que irá fazer com que você receba 5 vezes mais tráfego orgânico. Como é que você irá lidar com isso?
Em termos de escalabilidade existem muitos fatores a ter em consideração, mas o mais importante de todos é provavelmente o seu servidor de hospedagem. Investir num bom servidor de hospedagem, de preferência que lhe permita facilmente atualizar o seu plano à medida do seu crescimento, é fundamental para o seu negócio. Evite ao máximo ter o seu blog em serviços gratuitos e/ou serviços onde você não tenha o controlo absoluto sobre ele. Só tendo o controlo é que você poderá tomar as melhores decisões e escalar o seu negócio da forma mais correta.
Nós já tínhamos um servidor dedicado bem antes de criarmos a Escola Psicologia, a Escola Criatividade, a Escola WordPress e a Escola Freelancer. Embora não se justificasse um servidor dedicado na altura, o nosso planejamento dizia-nos que era preferível pagar mais por um serviço melhor, do que correr riscos desnecessários. A verdade é que hoje utilizamos o mesmo servidor (apenas atualizamos a memória do mesmo) e estamos perfeitamente à vontade em termos de possibilidades. No futuro e à medida que começarmos a evoluir, iremos certamente escalar o negócio para outros números, e consequentemente para outro tipo de servidor/serviço de hospedagem.

A TRANSIÇÃO DE UM BLOG PARA UM NEGÓCIO

Não existem timing ou altura perfeita para transitar de um blog para um negócio. É algo que se sente. Quando iniciámos este blog, jamais o fizemos com o intuito de o tornar num negócio e/ou viver exclusivamente dele da forma como o fazemos hoje em dia. É verdade que era um sonho, mas foi um sonho muito mais rápido do que o esperado. No entanto, quando começámos a sentir que as coisas estavam ganhando uma proporção bastante interessante, começámos automaticamente a associar isso a planejamento de negócio, e com isso surgiu a necessidade de mudar de nome, mudar de template e profissionalizar o nosso conceito de educação online.
Quando você começar a sentir que é a altura certa para apostar tudo no seu blog, você quebra a barreira que existe entre aqueles que são blogueiros, e aqueles que são blogueiros profissionais. Você começa a olhar para o seu blog de uma outra forma, você começa a pensar em produzir Ebooks, cursos e ferramentas profissionais, você começa a investir mais dinheiro, e consequentemente você começa a ganhar dinheiro de uma forma bastante mais natural. Não que o seu blog tenha de ser um negócio típico, mas você começa naturalmente a pensar nele de uma forma mais profissional e com objetivos de escalabilidade e alavancagem bem mais constantes. Ninguém gosta de ganhar sempre o mesmo e/ou receber sempre a mesma quantidade de tráfego não é mesmo?

FAÇA TUDO PELOS SEUS LEITORES

A internet trouxe modelos de negócio muito diferentes daqueles que até então existiam somente offline. Hoje em dia, seja com um blog, com um site ou com uma empresa de e-commerce na internet, os seus clientes são a parte importante de tudo. E na internet é muito fácil criar movimentos contra sites, marcas ou produtos, pelo que você deve prestar o máximo de atenção possível ao feedback e necessidades dos seus leitores. Fazendo tudo o que está ao seu alcance para ajudar os seus leitores, você garante não só a satisfação deles, como também a pré-satisfação de todos aqueles que estão para vir. Isto porque o feedback online é muito importante.
Escrever conteúdos de qualidade, responder aos comentários, aceitar sugestões e dicas, responder aos emails, responder às solicitações e interacções nas mídias sociais, entre tantas outras coisas, são apenas formas de você satisfazer os seus leitores e levar o seu blog pelo caminho do sucesso, credibilidade e respeito. Além do mais, um leitor satisfeito tem muito mais probabilidade de recomendar o seu blog a um amigo, ou simplesmente iniciar um viral nas mídias sociais.

INVISTA O MAIS QUE PUDER

Se você não acredita em si e no seu blog, porque é que alguém haverá de acreditar? Porque é que os seus leitores, anunciantes, amigos e colegas, haverão de acreditar? Uma das chaves para o sucesso na internet é o marketing. E normalmente o marketing significa investimento, seja ele de tempo ou dinheiro. Se você tiver essa possibilidade, invista o máximo que puder. Compre artigos patrocinados, banners, envios de newsletter, campanhas no Facebook, etc., e leve o seu blog e a sua imagem ao maior número de pessoas possível. São essas pessoas que irão ajudá-lo a tornar o seu blog num verdadeiro negócio.
E investir não significa apenas publicitar, mas também instruir. Compre livros, cursos, ebooks, e ferramentas que o possam ajudar a alavancar mais rapidamente o seu negócio. O investimento em si próprio e na sua formação é essencial para ajudá-lo a crescer e a melhorar sua visão sobre o seu negócio, e também a criar novas ideias e projetos para o futuro.

O SEU NEGÓCIO PRECISA DE CLIENTES

Se você olhar para o seu blog como um verdadeiro negócio, você irá compreender que ele não é muito diferente de uma empresa. Nós falámos disso recentemente na nossa Palestra Escola Dinheiro – Monetização de Blogs, e explicámos que tal como uma empresa, o seu blog também precisa de clientes (tráfego e leitores) para gerar vendas (afiliados, adsense, produtos, etc). Como é que você faria se tivesse uma empresa, para conseguir mais clientes e consequentemente mais vendas? Provavelmente iria adoptar o ponto anterior (invista o mais que puder).
Preocupe-se com a otimização do seu blog, com a plataforma que você usa (leia porque o WordPress é melhor que o Blogger) e com o tipo de conteúdos que você escreve. Se você der aos seus leitores aquilo que eles procuram, e a informação que eles desejam, a possibilidade de sucesso é muito superior.

GANHE DINHEIRO FAZENDO AQUILO QUE MAIS GOSTA!

Costumamos dizer que o mais importante é você fazer aquilo que mais gosta. Escrever diariamente sobre um assunto pelo qual você é apaixonado, é a forma mais simples de você criar um modelo de negócio rentável e ao mesmo tempo ganhar dinheiro fazendo aquilo que mais gosta. E não existe mal nenhum em você desejar ganhar dinheiro e/ou criar um negócio extremamente rentável. Essa é a forma mais comum de abordar um negócio, seja ele qual for.
E mais importante que ganhar dinheiro a fazer aquilo que você mais gosta, é você acreditar que isso é possível. Infelizmente ainda há muita gente que acredita que chegámos onde chegámos por sorte, ou por uma qualquer ajuda exterior, quando na verdade aquilo que nos distinguiu dos restantes blogs foi precisamente o acreditar e o trabalhar diariamente para que isso acontecesse um dia. Não existem fórmulas de sucesso para você se tornar um blogueiro profissional. Existe apenas dedicação, muito trabalho e um empenho constantes.

E VOCÊ, OLHA PARA O SEU BLOG COMO UM NEGÓCIO?

É certo que nem todos os blogs têm de ser negócios e/ou extremamente rentáveis. No entanto, olhar para um blog como um negócio pode ser fundamental no crescimento e planejamento do mesmo. E você, olha para o seu blog como um negócio?

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