quinta-feira, 19 de maio de 2011

SEGURANÇA ELETRÔNICA: CONTROLE DE PONTO BIOMÉTRICO


Biometria funciona em controle de acesso e ponto?

Até meados da década de 90, biometria em sistemas de identificação ainda era considerada como algo da ordem da ficção científica, além de custar muito caro. Desde então, os algoritmos e os processadores foram muito aprimorados, a eletrônica ficou bem mais barata e a biometria se tornou mais popular, porém surgiram muitos produtos baratos e de má qualidade no mercado.
Graças à popularização e aos baixos preços praticados, muitas empresas adquiriram sistemas com biometria sem conhecer bem a tecnologia e parte delas acabou desistindo “porque não funciona”.
Testes com um volume pequeno de digitais, como é comum nas apresentações, dão uma idéia errada da precisão e do tempo de resposta do equipamento, que podem aumentar muito quando há centenas ou milhares de digitais na memória. Um produto que funciona bem para 20 usuários pode ser muito lento ou ter uma taxa de erros muito alta quando opera com centenas ou milhares de usuários.


Biometria em controle de acesso e de ponto funciona! E muito bem!
Os sistemas que utilizam identificação por biometria são muitíssimo mais seguros do que aqueles que identificam os usuários apenas com um crachá ou uma senha, mesmo quando o crachá e a senha são combinados para aumentar a segurança. Crachás podem ser perdidos ou emprestados, senhas podem ser passadas para outra pessoa, a característica física não.


Para tomar a decisão certa na hora de comprar equipamentos com biometria é importante entender como essa tecnologia funciona e conhecer alguns parâmetros de avaliação de produtos.
Nos próximos posts, apresentaremos conceitos básicos da identificação por biometria e daremos indicações que podem ajudar muito na escolha de um bom sistema biométrico, adequado aos requisitos de cada aplicação.

Um comentário: