quarta-feira, 18 de maio de 2011

CONHEÇA A DIFERENÇA ENTRE OS TRAJES SOCIAIS NO GUARDA ROUPA MASCULINO.



Os termos e as pequenas variações podem confundir na hora de escolher o visual         


No convite, as indicações do que vestir em eventos sociais costumam mais confundir - diante de tantos termos e variações - que esclarecer. O dresscode (código de como se vestir), que deveria facilitar escolhas para compor um visual, acaba assustando ainda mais os convidados. Mas tenha calma, desvendaremos abaixo cada tipo de traje para que você não entre em desconforto: 

Esporte  (casual, sport casual)  É indicado  para  eventos sociais  durante o  dia,  ao ar livre ou mais casuais, como almoços  de  negócios,   aniversários    e   churrascos  da firma.  De  acordo  com  a  consultora  de  imagem Janiny Almeida,  calças  de  brim  ou  jeans  estão  liberadas   na produção, combinadas com camisas  esportivas ou pólo. Se estiver frio, aposte em jaquetas,  suéteres  ou   blazers esportivos feitos de couro ou veludo.  Complete  o visual com mocassins ou sapatênis. 

Passeio (esporte fino, alto esporte) 
Um pouco mais formal, é o traje curinga para coquetéis, eventos culturais, inaugurações ou para trabalhar. Se o evento for noturno, o paletó escuro com gravata é uma boa pedida, indica Janiny. Durante o dia, vale optar por blazer e calça mais claros, podendo escolher entre usar ou não gravata. Nos pés, "sapato social ou mocassins em ótimo estado", afirma a consultora. 

Passeio  Completo  (social, escuro). É o  mais comum em convites   de   casamentos,   formaturas,     premiações  e jantares especiais.  Recomenda-se  uso  de  tecidos mais nobres  como  cetim,  crepe, seda e veludo.   "O costume (calça e paletó) escuro, camisa social e gravata formam a combinação  ideal  para  esse  tipo  de   ocasião, além de sapato  social e cinto",  completa Janiny.   O terno (calça, paletó e colete) é outra alternativa. 

Gala (black-tie, à rigor) 

Festas com muito glamour, dignas de tapete vermelho, exigem esses trajes. O uso de smoking é imprescindível, além de sapatos de amarrar pretos, de verniz ou couro liso extremamente lustrado. Cetim na lapela do blazer, faixa na cintura combinando com a gravata borboleta e camisa branca com pregas na frente são alguns dos detalhes que podem ser  usados  nessa ocasião especial. 

Outras variações mais criativas também podem ser encontradas nos convites. Se você não descobrir o que é, a melhor saída ainda é perguntar ao anfitrião para não errar. Veja mais dois exemplos: 

Creative Black-tie: um  pouco mais  de liberdade  ao  traje de   gala  t radicional.   Os   homens   não  precisam  usar smoking  completo  e  as  mulheres  podem  ousar  mais. Summer  ou  Dinner  Jacquet: paletó branco, com gravata borboleta, faixa e calça pretas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário