quarta-feira, 18 de maio de 2011

SEGURANÇA ELETRÔNICA E VIRTUALIZAÇÃO



Quais os benefícios e recomendações da virtualização?

Consolidação, escalabilidade, confiabilidade, disponibilidade, agilidade, MAIOR SEGURANÇA  CONTRA ATAQUES e redução dos custos. Se alguma destas foi pronunciada na sua última reunião de TI, então você precisa levar a sério a ideia de trabalhar com virtualização.
O conceito de virtualização de servidores surgiu como uma plataforma de virtualização chamada hypervisor, que consiste em executar múltiplos sistemas operacionais utilizando uma única máquina física. A função mais importante do hypervisor é fornecer um ambiente de execução isolado para cada máquina virtual (VM), e gerenciar o acesso das VMs aos componentes físicos do hardware.
Em 1972 a IBM atualizou o seu sistema System/370 que era utilizado no Mainframe, para que suportasse a virtualização. A criação do hypervisor foi um marco na história da computação, porque forneceu uma forma de transpor as limitações de arquitetura e alto custo dos mainframes. Hoje a virtualização deixou de ser uma tecnologia de laboratório e ambientes de testes, e passou para o patamar de recurso fundamental nos data centers que pretendem atingir as metas de redução de custos associados ao aumento de produtividade.
É fato, de que quando falamos em virtualização pensamos logo em servidores, mas hoje em dia a virtualização também pode ser aplicada em:
  • Estações de trabalho
  • Aplicativos
  • Armazenamento
  • Data center
O que se ganha trabalhando com virtualização?
- Consolidação de hardware: continue tendo vários servidores ou estações na rede, utilizando somente uma única máquina física;
- Redução no consumo de energia: menos máquinas físicas consomem menos energia elétrica e necessitam de menos refrigeração;
- Redução no uso de espaço físico: aproveitamento mais eficiente de cada m2 disponível no CPD, assim como a redução no valor pago em alocação de data center externo;
- Implantação acelerada: Redução no tempo de desenvolvimento, testes, migração e suporte de aplicações;
-  Continuidade de negócio e recuperação de desastres;
- Economia com licenciamento;
- Redução de custos com manutenção e treinamento;
- Infraestrutura de TI Racionalizada e dinâmica: Gerenciamento e monitoramento centralizados, automação de rotinas e menor esforço administrativo pela TI;
- Aumento na qualidade de serviço e diminuição de indisponibilidades;
- TI Verde: Toda a economia conquistada com consumo elétrico e refrigeração ajuda na redução de emissão de CO2.
Enfim, os benefícios são tantos, que várias das empresas que possuem sistemas de virtualização, disponibilizam gratuitamente ferramentas para orientação de como e o que deverá ser virtualizado, assim como calculadoras para mensurar TCO e ROI após a virtualização.
As “melhores práticas recomendadas” referentes à virtualização estão amadurecendo a cada dia, assim como a própria tecnologia de virtualização, assim seguem alguns lembretes do que devemos ter em mente para quando formos trabalhar com sistemas virtuais:
- Virtualização não é um Santo remédio! Redução de custos associada a um melhor SLA é o sonho de todo gerente de TI, mas não podemos esquecer de que ambientes virtuais necessitam de monitoramento, que eles dependem de recursos de máquinas físicas. É possível subir um servidor de banco de dados em uma VM, e um servidor de CRM em outra VM e ter ambas hospedadas no mesmo servidor físico, porém atentem quanto a especificação de hardware exigida por cada fabricante de software, sem se esquecer de que a máquina física também tem suas exigências para executar o hypervisor de forma eficiente.
- Sistemas virtuais devem ser tratados da mesma forma que os sistemas físicos. Aplicação de patch de segurança, backup, monitoramento proativo, são algumas das rotinas da área de TI que devem ser aplicadas a todos os sistemas, seja ele físico ou virtual.
- Atualize seu plano de Disaster Recover. A virtualização é muito utilizada como solução de contingência de servidores e serviços críticos, fique atento quanto a compatibilidade e limitações oferecidos pelo seu sistema de hypervisor assim como o hardware utilizado no plano de recuperação de desastres.
- A solução correta para cada tipo de necessidade. Nunca coloque, mesmo que provisoriamente, sistemas de virtualização desktop em ambiente de produção. Muitos fabricantes de software de virtualização possuem versões player ou desktop e versões Server ou Cloud Computing de seus produtos.
- Tenha um software de gerenciamento como parte da solução de virtualização. Saiba ao que acontece com o seu ambiente físico e virtual, monitore e acompanhe a performance de cada ativo, usando tecnologia de gerenciamento abrangente você minimiza a complexidade de administração ao mesmo tempo que dinamiza as operações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário