sexta-feira, 1 de abril de 2011

DICAS E ROTEIRO CULTURAL - 01/04/2011


Cinema
Confira locais e horários de exibição em  
Pré-estréias
Turné (Tournée, França, 2010) Direção: Mathieu Amalr. Com Mathieu Amalric, Philippe Di Folco e Marcelo Novaes Teles
Joachim – um produtor de televisão em Paris – deixou tudo para trás: filhos, amigos, inimigos, amores e arrependimentos, para começar uma nova vida na América. Mas ele retorna! Só que com um grupo de strippers – “New Burlesque” – que ele encheu de ilusões sobre uma grande turnê na França, sobre Paris!
Estréias
A Última Estação (The Last Station, Alemanha/ Rússia/ Inglaterra, 2009) Direção: Michael Hoffm. Com James McAvoy, Helen Mirren, Christopher Plummer e Paul Giamatti
Nos turbulentos últimos anos de sua vida, Leo Tolstoi se vê dividido entre sua doutrina da pobreza e da castidade e a realidade de sua enorme riqueza, seus 13 filhos e uma vida de hedonismo. Ele decide sair de casa em uma viagem, mas seu estado de saúde precário o impede de seguir adiante, fazendo-o acreditar que está morrendo sozinho.
As Mães De Chico Xavier (Brasil, 2010) Direção: Glauber Filho, Halder Gomes. Com Via Negromonte, Vanessa Gerbelli, Gabriel Pontes, Tainá Müller, Nelson Xavier, Herson Capri, Neusa Borges, Joelson Medeiros e Caio Blat.
As histórias das três mães, Ruth, cujo filho um jovem que enfrenta problemas com drogas, Elisa, que tenta superar a perda do filho junto com o Marido, o pequeno Theo, e Lara, uma professora que enfrenta o dilema de uma gravidez não planejada, se cruzam quando recebem conforto e reencontram a esperança de vida através do médium Chico Xavier.
Fúria Sobre Rodas (Drive Angry, EUA, 2011) Direção: Patrick Lussier Com William Fichtner, Nicolas Cage, Billy Burke, Amber Heard, Katy Mixon e David Morse
Milton, um criminoso que sai da prisão para uma última chance de redenção. Milton tem a missão de acabar com um culto de magia negra liderado por Jonas King, que assassinou sua filha. Milton tem três dias para detê-los antes que também sacrifiquem sua neta em uma noite de lua cheia.
Uma Manhã Gloriosa (Morning Glory, EUA, 2011) Direção: Roger Miche. Com Rachel McAdams, Harrison Ford, Patrick Wilson, Jeff Goldblum, Diane Keaton e 50 Cent
A produtora de televisão Becky Fuller está com a carreira e a vida amorosa indo de mal a pior. Demitida de um jornal local, ela aceita o convite para trabalhar no Daybreak, um programa matinal com péssimos índices de audiência. Decidida a mudar o histórico do Daybreak, Becky tenta contratar um âncora de TV de renome, Mike Pomeroy, mas ele se recusa a noticiar os temas que compõem um programa de TV matinal e nem quer saber de apresentar algo ao lado de Colleen Peck. Além disso, o conflito dos apresentadores põe em risco o relacionamento amoroso de Becky com um colega de trabalho, Adam Bennett.
Grátis
Cinco anos depois de lançar o álbum ‘Pré-Pós-Tudo-Bossa-Band’, Zélia Duncan divulga, domingo, no CME Adamastor (Guarulhos), seu mais recente trabalho, ‘Pelo Sabor do Gesto’. O Conjunto Retratos continua seu trabalho de divulgação da música brasileira domingo no Centro Cultural Jabaquara. O Coro Luther King se apresenta sábado no Auditório Ibirapuera com a Série de Concertos "Cantador, só sei cantar" 2011, convidando o público a brincar com as "folias" das festas populares latino-americanas do carnaval de Veneza e da música popular brasileira.
Confira estas e outras opções em  
Shows
Caso queira mais detalhes sobre os destaques a seguir, ou queira conferir a programação completa, visite a página de Shows e Espetáculos Musicais
Sexta-feira

Os Homens de Chico
Os cantores Renan Barbosa, Marcelo Quintanilha e Fábio Cadore apresentam, quinta(31/03) e sexta(01/04) no SESC Pompéia, 21 composições de Chico Buarque que enfocam personagens masculinos, contrariando a máxima de se falar apenas na "alma feminina" do compositor.
Hot Rocks
A banda apresenta seu show dinâmico e envolvente, terça-feira, no Café Piu Piu.
Air Supply
O grupo, conhecido por ser um dos mais bem-sucedidos da história do pop romântico internacional, volta ao Brasil em um show no Via Funchal, cantando seus maiores sucessos.
Rafael Mateus
O cantor, violonista, compositor e melodista sobe aos palcos do Bar Brahma, interpretando canções já consagradas.
Os Opalas
A banda sobe aos palcos do Bleecker St. interpretando Tim Maia, Jorge Ben, Bebeto e outros mestres do sambalanço.
Glau Gurgel
O cantor homenageia no Café Paon, o centenário de nascimento de Noel Rosa, interpretando canções como Com que Roupa, Três Apitos, Feitio de Oração, Onde Está a Honestidade, Feitiço da Vila, entre outras.
Milena Castro
A cantora, compositora e violonista apresenta no Bar Brahma uma mistura do que há de melhor na nossa música, em versões alegres e modernas.
Maria Gadú
A cantora sobe aos palcos do Credicard Hall mostrando a suavidade em forma de MPB, com tudo muito próprio: letra, música e voz.
Seu Chico
A banda pernambucana canta, no Studio SP, músicas de Chico Buarque.
Rita Lee
A cantora de rock famosa por ser a primeira artista brasileira a atingir a marca de 1 milhão de discos vendidos, traz para o Teatro Bradesco, o show “Etc...”.
Henrique Menezes e Banda Bom que dói
Os artistas se apropriam da música regional popular para realizar um show, gratuito no Espaço Cultural Caldeirão, com composições próprias baseadas nos ritmos das tradições brasileira, principalmente as maranhenses.
Oswaldo Montenegro
O cantor comemora sucesso de lançamentos em 2010 e 2011 (cinema, teatro, música, televisão) no Citibank Hall, com um repertório escolhido pelo próprio público.
Blues Etílicos
A banda apresenta, no SESC Ipiranga, uma versão nacional de um dos gêneros mais populares da música americana, o blues.
Pio Lobato e Mestres da Guitarrada
O cantor sobe aos palcos do SESC Pompeia com a "guitarrada", um gênero musical de origem paraense, que mistura de choro, carimbó, cumbia, merengue, lambada e maxixe, usando a guitarra como principal instrumento.
Baile do Simonal - Wilson Simoninha e Max de Castro
O show apresenta, no SESC Belenzinho, uma importante porção do repertório de Wilson, como “País tropical”, “Nem vem que não tem”, “Lobo bobo”, entre outros.
Edu Lobo
O músico leva ao palco seu mais recente trabalho, no SESC Belenzinho, no qual apresenta composições inéditas com Paulo César Pinheiro, além de recriações de parcerias com Cacaso e Chico Buarque.
Luiz Melodia Voz e Violão
O artista traz para o SESC Santana, um trabalho intimista de voz e violão, apresentando repertório próprio com canções clássicas, além de novas composições realizadas pela dupla.
Elvisback
O Dinorah Bar convida a banda para um belíssimo tributo ao Rei do Rock´n´Roll, com sucessos como Burning Love, Heartbreak Hotel, Teddy Bear / Don’t Be Cruel e Trouble.
Belo
Um dos maiores cantores romântico do Brasil canta, no Carioca Club, todos os seus sucessos com convidados.
Quatro Cantos
A banda interpreta, no Café Paon, todos os estilos da música popular brasileira, sucessos internacionais e clássicos nacionais e internacionais, com arranjos instrumentais elaborados e vocais refinados.
Dita Cuja!
A Galeria Olido faz show gratuito em homenagem às mulheres, trazendo repertórios de Chico Buarque, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, entre outros.
Marcos Gerez e Cleber Dantas
A união entre os irmãos deu origem ao projeto Response Pirituba, que será apresentado, gratuitamente, no Centro Cultural da Juventude.
Karnak
A banda, conhecida por sua irreverência e por fundir diversos ritmos musicais do folclore mundial com a música pop e o rock, se apresenta no SESC Vila Mariana.
Luisa Maita
Acompanhada por sua banda a cantora apresenta, no Tom Jazz, canções como “Lero-Lero”, “Fulaninha” e “Alento” pontuadas por influências da música pop e eletrônica indissociáveis do samba, da bossa nova e da música popular brasileira.
Márcio Lugó
O cantor faz show de lançamento do CD Desacelera, no Teatro Sala Crisatempo.
Cachorro Grande
O grupo, que ficou famoso por ser uma das bandas pioneiras a resgatar a essência do rock clássico no Brasil, sobe aos palcos do Ego Club, com a turnê do disco "Cinema".
André Marques
A Casa de Francisca fará 10 noites ininterruptas com alguns dos principais pianistas em atividade em São Paulo, a primeira apresentação conta com André Marques e o convidado Marcos Moraes (guitarra e violão).
Lula Barbosa
No show em comemoração aos seus 30 anos de carreira, o cantor e compositor relembra, gratuitamente no Centro Cultural São Paulo, a vivência que teve na noite paulistana.
Adolar Marin Trio
Com formato de Power Trio, o cantor e compositor, mostra gratuitamente no Centro Cultural São Paulo, seu novo trabalho que explora suas raízes primeiras na música, vindas do som das guitarras e inspiradas no jazz e no rock.
Hardrock Night
As bandas Guns Cover Brazil, Action, Wild Pussy e Supertitious apresentam covers das bandas Guns n´Roses, Twisted Sister, Bom Jovi e Europe, respectivamente.
Otis Trio
A banda sobe aos palcos do Serralheria, trazendo suas influências no Bop, no Free e no Jazz Europeu atual.
Baile Tropical
O Berlin traz a festa paraense, junto com os Chilotes traz um set recheado de tecnobrega, carimbó, guitarrada, eletromelody, cumbia, balcã, afrobeat, além de hip hop, eletrônico, raggae e dub.
Dance to the Underground
A festa acontece no Inferno Club, trazendo aos palcos a banda Carox, além dos DJs Lady Rocker, Fish e Capilé nas pick-ups.
Jack Joe
A banda sobe ao palco do Bourbon Street com repertório de primeira que reúne clássicos dançantes de Black Music, Dance, Disco, Pop, Latinas e Flash Back.
Sábado
Grooveria
A banda sobe aos palcos do Bleeker St apresentando sua roupagem inédita e exclusiva pra nomes da música brasileira, músicas próprias, MPBlack e SambaSoul.
Nenhum de Nós
No Kazebre, a banda lança seu novo trabalho, "Contos de Água e Fogo", além de cantar seus antigos sucessos, como “Paz e Amor”, “Vou Deixar Que Você Se Vá”, “Eu Não Entendo”, entre outros.
Na Mira da Música
A segunda edição traz ao Auditório Ibirapuera os músicos Com Antonio de Pádua, Antonio Loureiro, Criolo Doido, Dj Marco, João Taubkin, Kiko Dinucci, Laura Lavieri e Lula Alencar, representando a pluralidade de influências, ousadias e direções dessa geração.
Ozzy Osbourne
O cantor, que é considerado um dos nomes mais importantes da história do rock, divulga na Arena Anhembi, seu último álbum, "Scream".
Kaleidoscope
A banda interpreta, no Café Piu Piu, clássicos do rock desde os anos 60 até os dias atuais, com músicas de Kiss, Guns N Roses, The Beatles, Led Zeppelin, entre outras.
Oficina Latina
A banda apresenta-se no Rey Castro, interpretando o melhor da Salsa e do Pop.
Miranda Kassin
A cantora homenageia no Studio SP, a cantora Amy Winehouse, em seu projeto I Love Amy.
Quarteto 7 Notas e Maria Diniz
Com ingressos esgotados, o grupo interpreta no Café Paon, um repertório de clássicos da MPB, envolvendo obras consagradas de artistas brasileiros, como Tom Jobim, Djavan, Elis Regina, Dorival Caymmi, entre outros.
Silvia Vasconcelos
No Café Paon, a cantora passeia por clássicos da música brasileira, indo do samba à MPB.
Trio Sabiá
O trio sobe aos palcos do Canto da Ema, interpretando canções dos maiores forrozeiros brasileiros.
NX Zero
A banda paulista toca no Internacional Eventos Guarulhos, trazendo seu quinto álbum de estúdio, "Projeto Paralelo", que conta com 15 faixas, sendo 4 delas inéditas e 11 são releituras de hits passados.
Boys Like Girls
A banda de rock moderno sobe aos palcos do HSBC Brasil, em uma única apresentação, que promete animar o público com o show da tour Love Drunk.
Guarará – Roda de Congo
Em um show gratuito no Centro Cultural da Juventude, o grupo apresenta composições próprias e temas tradicionais da cultura popular, numa grande Roda de Congo que contará com a participação dos integrantes das oficinas de Canto Popular e Congo do Espírito Santo.
Tereza Gama
Com sua voz contralto, a cantora se apresenta gratuitamente no SESC Consolação, trazendo seus trabalhos solos e um CD de samba intitulado “Aos mestres com carinho”, com um repertório eclético, dançante e muito suingue.
Protozóides
O Kazebre traz a banda aos palcos para tocarem o melhor do pop rock.
Je Ne Sais Quoi
A cantora francesa Nathalie Joly e o pianista Jean Pierre Gesbert apresentam um espetáculo que reúne canções escritas a partir da correspondência entre Freud e a cantora Yvette Guilbert.
Fernando Correa Trio
Em um show gratuito, a cantora interpreta composições que marcaram diferentes etapas na história do jazz.
Dj Waldo Squash, Maderito, Gang do Eletro e Pinduca
O grupo paraense Gang do Eletro, que cria uma mistura entre o tecnobrega e o eletro, divide o palco no SESC Pompeia com Keyla Gentil, William e Pinduca, criador também de outros ritmos como o Sirimbó, Lári-Lári, Lambada e o Langode.
Trio Sopro de Vento
O trio se apresenta gratuitamente, com um repertório voltado para o cancioneiro popular brasileiro, utilizando-se de flauta, violão, acordeon e sax.
Luiza Possi
A cantora volta ao Tom Jazz para finalizar a turnê de seu quinto álbum de estúdio, “Bons Ventos Sempre Chegam”, que conta com um repertório com por composições como “Vou Adiante”, “Tudo Certo” e “Queixo Caído”.
Gaither Vocal Band
O grupo de música gospel norte americano se apresenta no Auditório ADBRÁS, mesclando clássicos do Southern Gospel, Country e Inspirational.
Festa Carroussell - Fepa
A Festa traz o cantor com músicas do seu EP “Garoto Louco” e lançando o clipe “Quanto Custa?”, a apresentação conta com participação do rapper Macário.
Coro Luther King
O coro se apresenta gratuitamente no Auditório Ibirapuera, convidando o público a brincar com as "folias" das festas populares latino-americanas do carnaval de Veneza e da música popular brasileira.
Feijoada com Roda de Rock - Os Houdinis
A banda inova, no "Na Mata Café", as tradicionais feijoadas em uma deliciosa ‘Roda de Rock’.
Noite - Frank Elvis & Los Sinatras
A banda, com um repertório diferenciado, que vai de Abba a Zappa, passando pelos anos 60 e 70, pela New Wave e o revolucionário Rock Nacional da década de 80, sobe ao palco do Na Mata Café.
Isca de Polícia
A banda se reúne para show no Centro Cultural São Paulo, no repertório canções emblemáticas da carreira de Itamar Assumpção.
Banda 304
A banda se apresenta no Café Paon com temas vocais e instrumentais, que navegam pelo jazz, blues e MPB.
Travolta Extravaganza
O projeto mensal que mapeia novas bandas independentes colocando-as para tocar junto a nomes já estabelecidos, acontece neste sábado, no Inferno Club. Desta vez, as bandas escolhidas são: Fim Do Silêncio, Paura, Mugo, Huey e Alessa.
Rockabilly Boogie - Bad Luck Gamblers
A festa traz ao Inferno Club uma das melhores bandas em toda a estética do rock dos anos 1950 e 1960.
Os Haxixins
A banda faz, no Clube Berlin, show de lançamento de seu novo single 7" Noites Brancas.
Forgotten Boys
A Festa "Rock morreu? Não aqui!", do Beco 203, traz a banda tocando de Elvis até Strokes, passando por AC/DC e The Cure.
Domingo
Conjunto Retratos
O grupo apresenta-se gratuitamente no Centro Cultural Jabaquara, em mais uma edição do projeto Choro na Manhã.
Labirinto
A banda interpreta, no Centro Cultural São Paulo, show de pós-rock.
Trio Dona Zefa
Formado por Danilo Ramalho (triângulo e voz), Murillo Ramalho (zabumba e voz) e Marcelo Ramalho (Sanfona e voz), o trio anima a noite do Canto da Ema com o melhor do forró.
Avenged Sevenfold
Com ingressos esgotados, a banda sobe aos palcos do Credicard Hall, trazendo o álbum "Sounding The Seventh Trumpet", que mistura metalcore, punk rock e country, além de elementos teatrais, incluindo orquestras e outros instrumentos pouco usados no rock.
Luis Passsos Trio
Com bandolim, violão e pandeiro, o trio apresenta no SESC Itaquera, os clássicos do Chorinho, como "Brasileirinho', "Carinhoso", entre outros.
Trio que Chora
O grupo, que apresenta gratuitamente o choro de forma descontraída, traz para o SESC Ipiranga, peças de compositores tradicionais com arranjos do próprio trio, músicas de compositores contemporâneos e canções resgatadas do imaginário popular.
JP Trio
O trio apresenta gratuitamente no SESC Pinheiros, um repertório que vai dos tradicionais “standarts” de Jazz, passando também por sonoridades genuinamente brasileiras, como o samba e o samba jazz.
Zélia Duncan
Em um show gratuito, a cantora se apresenta no Pátio de Eventos do CME Adamastor, com o seu mais recente trabalho, "Pelo Sabor do Gesto", um trabalho que mistura diversos estilos musicais, como a música popular, o rock e o folk.
Circuito Rinha dos Mc’s
Comandado pelo DJ DanDan e pelo MC Criolo Doido, este circuito de hip hop, que acontece gratuitamente no Centro Cultural da Juventude, forma novos públicos, circulando produções alternativas e revelando novos talentos.
Marcelo Torres & Jazz Band
A banda faz um show, gratuito no Clube Hebraica, que revive os 40 anos da história do jazz, passando pela origem do jazz tradicional, até o balanço do estilo conhecido como rhythm blues.
Divina Caffé
Inspirado em bandas similares que se apresentam nas principais praças e cafés da Europa o septeto mostra, gratuitamente no Shopping D&D, repertório que vai de grandes obras da MPB à música erudita, sempre com arranjos assinados por mestres brasileiros.
Os Irmãos Kalil
Os irmãos prometem uma noite com ótima música e um set list de clássicos que será adaptado de acordo com o público, o show acontece no Na Mata Café.
Regina Machado convida Alunos da música Popular
O Show, que acontece no Café Piu Piu, “Urbes, meu!”, fruto de um trabalho realizado por alunos da graduação em Música Popular da Unicamp no segundo semestre de 2010, traz uma moderna e bem–humorada abordagem musical sobre a vida na cidade de São Paulo.
The Mockers
A banda sobe ao palco do Beco 203, em mais uma edição da festa Bazooka, e faz um tributo aos Beatles.
Hardneja Sertacore
O grupo toca, na matinê do Inferno Club, os maiores clássicos da música sertaneja de uma maneira inusitada.
Na Semana
Deftones e Cypress Hill
Os grupos californianos conhecidos por sua música de som pesado e letras enfurecidas, sobem aos palcos do Credicard Hall nesta segunda, misturando diferentes gêneros musicais.
Soul Five
A banda interpreta nesta terça, no Rey Castro, clássicos do Soul, R&B e Funk.
SpokFrevo Orquestra
O grupo, que atualmente é um dos nomes mais prestigiados da música brasileira no exterior, se apresenta gratuitamente segunda, no SESC Consolação, renovando o frevo.
Projeto Na Roda com Daniel Daibem
O projeto “Na Roda", que acontece segundas no Bourbon Street, coloca os músicos, literalmente, no chão da casa mais tradicional de jazz de São Paulo.
Projeto Coisa Fina
Promovendo a fusão entre canção e música instrumental, Jazz, Baião, Samba e Maracatu, o Projeto toca, gratuitamente, esta terça no Studio SP.
The National
O grupo norte-americano The National volta ao Brasil e se apresenta terça, no Citibank Hall, com a turnê de High Violet, seu último álbum, lançado em 2010.
Tiê e Tulipa Ruiz
As duas belas vozes da rica cena musical atual de São Paulo, sobem ao palco do Centro Cultural Banco do Brasil nesta terça.
Livio Tragtenberg
O compositor e saxofonista contracena musicalmente, na próxima terça, no SESC Vila Mariana, com músicos de rua virtuais através de projeções em DVD, que possuem diferentes origens e estilos, sanfoneiros cegos do interior do Brasil, cantores e mendigos das ruas de Paris, Islândia e Bulgária.
Nathalie Joly
A atriz e cantora francesa apresenta terça, no SESC Belenzinho, "Je ne sais quoi", um espetáculo construído a partir da correspondência entre Freud e a cantora Yvette Guilbert (autora das canções), escritas entre 1926 e 1939.
T. Kaçula
O cantor apresenta terça, gratuitamente na Galeria Olido, o CD “Liturgia de Bamba”, com canções como “Garoa Resistência do Meu Samba”, “Meu Testamento”, entre outras.
TrêsPrasDez
O grupo apresenta, esta terça no Café Piu Piu, um repertório variado da MPB indo de Chico Buarque e Tom Jobim a Adoniran Barbosa.
Octeto Carambolá
A festa Jazz Nights, que acontece nesta terça no Berlin, traz o octeto com clássicos do samba, jazz e choro.
Peixoto & Maxado
Misturando ska e soul, trombone e ukulele, Jamaica e Califórnia, a dupla se apresenta nesta terça no Lions Nightclub.
The Human League
A banda de rock inglês, precursores da New Wave/Synthpop, faz um único show no Brasil, terça, no Via Funchal, trazendo no repertório músicas como "Heart Kike a Wheel", "Human", entre outras.
Trio Virgulino
O Trio promete animar a noite do Canto da Ema na próxima quarta, com muito forró pé de serra.
Kim Wilson e Billy Flynn
O gaitista apresenta quarta, no SESC Belenzinho, seu trabalho solo pela primeira vez na América do Sul.
Mario Canonge Trio
O pianista e compositor se apresenta nesta quarta, no SESC Santana, com inspiração dos ritmos antilhanos, do jazz latino e das músicas afro-cubanas.
Michel Leme Quarteto
A noite desta quarta no Café Piu Piu traz o guitarrista, junto a sua banda, estreiando um novo trabalho, o repertório vai do jazz aos ritmos latinos.
Felix Astor e Gabriel Improta
De tradição jazzista, o baterista alemão reconhecido internacionalmente, com forte influência da cultura brasileira, apresenta-se, gratuitamente esta quarta no Centro Cultural São Paulo, ao lado do guitarrista carioca Gabriel Improta.
Leo Caranga
Apresentando seu primeiro disco, o cantor traz quinta, pro Bleecker St. sua mistura de Rock, Soul, Disco e Reggae.
Abbey Road
A banda interpreta o melhor dos Beatles, quinta-feira, no Bourbon Street.
Cansei de Ser Sexy
A banda faz seu primeiro show fora de festivais desde 2006, quinta, na Clash, trazendo suas influências de rock, pop e música eletrônica.
U2 Alive!
A banda toca, nesta quinta no Café Piu Piu, covers da banda U2.
Slash
O cantor se apresenta quinta, no HSBC Brasil, com a turnê "We´re All Gonna Die Tour", lançando seu novo trabalho que conta com a participação de Fergie, Iggy Pop, Ozzy Osbourne, entre outros, além disso, ele traz para sua turnê Myles Kennedy, interpretando grandes clássicos do Guns N’ Roses.
André Mehmari Trio
O pianista, arranjador, compositor e multiinstrumentista, sobe aos palcos do SESC Ipiranga nesta quinta, com um repertório que conta com composições autorais, de Edu Lobo, Chico Buarque e Milton Nascimento.
Paulinho da Viola
O compositor, instrumentista e cantor sobe aos palcos do SESC Pompeia a partir desta quinta, trazendo canções mais intimistas sem deixar de lado grandes sambas de quadra como “Peregrino”, “Quando Bate uma Saudade” e “Chega de Padecer”.
Christianne Neves
A cantora apresenta quinta, no SESC Vila Mariana, o CD "Em Eyen Okan", que homenageia a "Mãe África", presente na música de vários países, além de apresentar composições mais líricas em piano solo e na formação de sexteto.
Thiago Cerveira Trio Convida Mauro Castellato
Em um espetáculo gratuito, o trio convida quinta, no SESC Santo André, o saxofonista Mauro, para uma apresentação em que executam standards de blues e jazz, fazendo naipes inusitados de gaita e saxofone.
Haroldo Oliveira & A Banda do Caixote em Pé
O Espaço Urucum traz nesta quinta o compositor, de verve poética acentuada, elaborando suas canções com muito swingue e inventividade, conferindo sonoridade única em sua mescla de ritmos como samba, ijêxá, côco e reggae, entre outros.
Frã Finamore
O guitarrista se apresenta gratuitamente quinta, no Raposo Shopping, trazendo ao público um show cujo repertório traz canções de sua autoria, em vertentes que vão do rock, ao pop e ao funk.
Augusto Swing Tributo Jorge Benjor
O intérprete faz homenagem gratuita, esta quinta na Galeria Olido, ao compositor Jorge Benjor, considerado um dos criadores do samba rock, e apresenta canções como “Por Causa de Você” e “Agora Ninguém Chora, Mais”.
Camila Rondon
A cantora e compositora mostra, esta quinta no novo palco do Na Mata Café, músicas de seu novo CD em fase de produção.
Burro Morto
O grupo paraibano experimenta, gratuitamente esta quinta no palco no Centro Cultural São Paulo, as mais diversas possibilidades sensoriais, passeando pelo afrobeat, jazz e psicodelia.
Paulo Vaz
O cantor, compositor e multi-instrumentista se apresenta no Café Paon com seu primeiro CD, "Janela", um som que pode ser definido pop-rock com pitadas de funk.
Guilherme e Santiago
A dupla sertaneja sobe aos palcos do Villa Country na próxima quinta, cantando sucessos como “E Daí?”, “Solteiro Sim, Sozinho Nunca”, “Pra Lá de Bagdá”,“Tá se Achando”, “Que Dá Vontade Dá”, entre outras.
Guizado
O cantor convida os parceiros Edgard Scandurra, Karina Buhr e Bárbara Eugênia para dividirem o palco em um show especial que acontece nesta quinta no Studio SP, no repertório músicas de segundo disco, Calavera, e pitadas do primeiro: Punx.
Adriana Godoy e Débora Gurgel
A cantora e a pianista dividem o palco do Piratininga Bar na próxima quinta. Com um estilo jazzístico-brasileiro, as músicas interpretadas possuem arranjos elaborados para a formação Duo Voz e Piano.
Bootie
Na estreia da festa, destinada a Mashup, o Beco 203 traz, nesta quinta, dentre outras atrações Adrian Roberts, cantor de rock, vocalista da única banda de mashups do mundo, a Smash-up Derby.
Robson Nunes
Após participar de 11 longas metragens de festivais como Risorama, Robson segue sua vertente de comédia, trazendo muitas experiências pessoais que, sob um olhar irônico e de bom humor característicos, se tornam piadas. Além dos textos de stand-up comedy, o comediante apresenta divertidas esquetes com personagens.
Elymar Santos
O cantor sobe novamente aos palcos do Passatempo, trazendo seu carisma e sua alegria contagiante. Faz parte de seu repertório uma coletânea de seus grandes sucessos.
Programe-se.
Constam em nossa programação os seguintes destaques para o próximo final de semana (de 08/04 a 16/04): Paulinho Moska (Bourbon Street Music Club), Daniel (Credicard Hall), Ana Carolina (Citibank Hall), Tiê (Auditório Ibirapuera), U2 360° (Estádio do Morumbi), Bee Gees Greatest Hits Tour by Robin Gibb (Via Funchal), Jair Oliveira (SESC Belenzinho), Titãs (SESC Santo André), Pato Fu (Auditório Ibirapuera), Cauby Peixoto (Teatro Fecap), Roxette (Credicard Hall), An evening with Natalie Cole (Via Funchal), The Boys e Ed Tudor Pole (Clash), Beth Carvalho (HSBC Brasil), Motorhead (Via Funchal), Isa Forever (HSBC Brasil), Elba Ramalho (SESC Itaquera), Baile do Baleiro (SESC Interlagos).
Consulte maiores informações na página de Shows e Espetáculos do Guia Cultural Sampa Online.
Teatro
Confira o roteiro completo de espetáculos teatrais na página de Teatro e Dramaturgia.
Espetáculos com desconto para leitores do portal Sampa Online

Neny Hotel Inn
A comédia apresenta dez atores em cena para tratar com muito humor de situações que envolvem políticos, traficantes e amantes em um hotel de padrão duvidoso.
Estreia dia 1 de Abril (sexta). Temporada até 26 de Junho. Local: Teatro Ruth Escobar - Sala Dina Sfat
Três Possibilidades
Três Possibilidades é uma divertida comédia romântica sobre três estudantes que são mais do que simples colegas de apartamento.
Estreia dia 2 de Abril (sábado). Temporada até 28 de Maio. Local: Teatro Ressurreição
Outros espetáculos

Ponto de Partida
Parábola da morte de Vladimir Herzog em 1975, o espetáculo fala do corpo de um poeta que pende de uma árvore na praça de uma aldeia medieval. Com sua morte, inicia-se um inquérito para saber se foi suicídio ou assassinato.
Estreia dia 28 de Março (segunda). Temporada até 19 de Abril. Local: SESC Consolação
Inês - Gil Vicente por Ele Mesmo
A peça retrata de maneira descontraída, com muito humor e música ao vivo, o ‘Desafio do Convento de Tomar’, quando Gil Vicente foi desafiado a fazer uma peça para responder às acusações.
Estreia dia 29 de Março (terça). Temporada até 21 de Junho. Local: Teatro Anhembi Morumbi
Savana Glacial
Após acidente, um jovem casal muda-se para um apartamento com o objetivo de resgatar a vida amorosa. Meg, uma mulher que sofre de perda de memória recente, e seu marido Michel vivem isolados do mundo até conhecerem a vizinha Agatha.
Estreia dia 29 de Março (terça). Temporada até 5 de Maio. Local: SESC Belenzinho
A Segunda Dama
A comédia trata de Rebeca, primeira dama de uma pacata cidade do interior. Elegante, perante a sociedade, ela é, na intimidade, uma mulher autoritária e que manipula seu marido, o submisso prefeito. A rotina toda se altera quando de forma inesperada surge na cidade Regina, a irmã gêmea de Rebeca.
Estreia dia 30 de Março (quarta). Temporada até 29 de Junho. Local: Espaço Cultural Santo Agostinho
EstudoHamlet.com
A montagem é uma releitura contemporânea que apresenta Hamlet como um portal. A peça, toca profundamente a vida, a morte, o amor e a arte.
Estreia dia 31 de Março (quinta). Temporada até 26 de Junho. Local: Centro Cultural Fiesp
Terra nos Olhos
A peça conta a história de dois homens em um funeral, velando o corpo de um poderoso empresário durante uma madrugada chuvosa. Com efeitos que envolvem o público, a peça combina o abstrato, o irreal e o corrosivo.
Estreia dia 31 de Março (quinta). Temporada até 17 de Novembro. Local: Teatro Ruth Escobar
Bruno Motta, Murilo Gun, Marcelo Marrom e Nando Viana
Os humoristas sobem aos palcos trazendo o melhor do stand-up comedy.
Dia 1 de Abril (sexta). Local: Comedians Comedy Club
A Rua da Amargura
Baseada na obra que consagrou o Grupo Galpão de Teatro em 1994, dá vida à mais importante história da humanidade, o nascimento de Jesus, que, independente de crenças, traz sempre à tona questões verdadeiramente humanas.
Estreia dia 1 de Abril (sexta). Temporada até 10 de Abril. Local: Teatro 4 do Teatro Escola Macunaíma
Mão Na Luva
A peça enfoca a noite de separação de um casal, chamados pelo autor de Ele e Ela, depois de nove anos de casamento.
Dia 1 de Abril (sexta). Local: VIGA Espaço Cênico
Tango, Bolero e Cha Cha Cha
No espetáculo a transexual Lana Lee, antes Daniel, foi casado com Clarice e pai de Dênis. Dez anos depois de abandonar repentinamente a família, ele – agora ela – retorna ao lar para explicar o sumiço e apresentar seu novo marido, Peter, com quem estava morando na França.
Estreia dia 1 de Abril (sexta). Temporada até 17 de Julho. Local: Teatro Shopping Frei Caneca
Polaroids
Pequenos quadros propõem que cada voz seja um poema, uma atmosfera, uma imagem flutuando.
Estreia dia 1 de Abril (sexta). Temporada até 3 de Abril. Local: Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP)
Jogando no Quintal
Os doze palhaços-atletas do Jogando no Quintal, entram em campo para apresentar o espetáculo teatral inspirado no futebol, em que a palavra de ordem é a improvisação.
Dia 1 de Abril (sexta). Local: Teatro Vivo
Bruno Motta, Fabiano Cambota, Victor Sarro e Criss Paiva
O melhor do stand-up é apresentando nesse espetáculo imperdível.
Dia 2 de Abril (sábado). Local: Comedians Comedy Club
Rua do Medo
Moradores de uma rua se reúnem para discutir novas medidas de segurança privada. A crescente paranoia desencadeia comportamentos bestiais e transforma uma reunião de condomínio num evento trágico.
Estreia dia 2 de Abril (sábado). Temporada até 24 de Abril. Local: Teatro IVO60
Vila das Almas
Vila das Almas é um lugar tranqüilo, no interior de São Paulo, onde muitas coisas estranhas começam a acontecer, e a explicação ninguém sabe. O espetáculo trata das lendas nas cidades interioranas em que você não pode confiar numa simples mariposa.
Estreia dia 2 de Abril (sábado). Temporada até 1 de Maio. Local: Periferia Invisível
Amor Que (Não) Ousa Dizer Seu Nome
O espetáculo retrata dois episódios separados por quase um século, mas inter-relacionados pela questão da homossexualidade e do preconceito. No primeiro está o julgamento e condenação de Oscar Wilde, o outro se refere ao Maníaco do Trianon.
Estreia dia 2 de Abril (sábado). Temporada até 28 de Maio. Local: Estação Caneca
Arritmia
Um misto de emoções, quatro mortes e a trajetória de treze mulheres são o centro desse trabalho. O texto de Celso Correia Lopes divide a peça em duas partes.
Estreia dia 2 de Abril (sábado). Temporada até 29 de Maio. Local: Polo Cultural Casa de Vidro
Danilo Gentili
Encarando o público de "cara limpa", munido apenas com sua forma particular de enxergar o mundo, o humorista constrói seus textos e apresentações em cima de críticas bem-humoradas de nosso cotidiano e de sua própria vida.
Estreia dia 2 de Abril (sábado). Temporada até 3 de Abril. Local: Teatro Municipal de Santo André
A Feia
O espetáculo explora o gênero cômico em suas possibilidades de ampliações e distorções para deixar claro a relatividade dos contornos da realidade e o absurdo de fazermos qualquer juízo baseados no efêmero da aparência física.
Estreia dia 2 de Abril (sábado). Temporada até 24 de Abril. Local: MuBE
A Febre do Rato Louco
Mariana Viana Dias de Lisboa é uma escritora de romances em crise com o próprio sucesso. Agora, ela quer prestígio e o reconhecimento da crítica. Para tanto, decide escrever um monólogo sobre um cafajeste, mas um cometa aproxima-se do planeta Terra para alterar todos os planos de Mariana.
Estreia dia 2 de Abril (sábado). Temporada até 0 de . Local: Teatro Studio 184
Sobre Nós
Um espetáculo improvisado a partir de histórias pessoais contadas pelo público, os espectadores se tornam também co-criadores do espetáculo, convidados a narrar, para os atores-improvisadores, fatos cotidianos, ordinários ou extraordinários que tenham vivenciado ou ouvido falar.
Dia 2 de Abril (sábado). Local: Teatro Vivo
As Mentiras Efêmeras do Manifesto Conten
Três elegantes personagens se propõem a criar uma obra de teatro ao vivo a partir de sugestões do público, mas dentro das regras do “Manifesto Corten” (cortem).
Dia 2 de Abril (sábado). Local: Teatro Vivo
A Invasão
No final dos anos de 1950, no Rio de Janeiro, um edifício em construção é invadido por integrantes de um grupo de sem-teto no local que ficou conhecido como “Favela do Esqueleto”.
Estreia dia 2 de Abril (sábado). Temporada até 1 de Maio. Local: Teatro Commune
Ver ( ) Ter
Criação cênica intervencionista cujas apresentações ocorrem em espaços externos (públicos ou privados), como cenas subsequentes e também simultâneas, sem uma condução do público entre elas.
Estreia dia 2 de Abril (sábado). Temporada até 29 de Maio. Local: Centro Cultural São Paulo
A Curandeira
Uma curandeira busca, entre histórias e poemas, extinguir os males da alma, do pensamento, dos sentimentos que não imaginamos que possam ser curados.
Dia 2 de Abril (sábado). Local: Espaço Cultural Caldeirão
Bruno Motta, Felipe Hamachi e Zé Neves
O trio sobe aos palcos trazendo ao público muita comédia, em um espetáculo de stand-up comedy hilariante.
Dia 3 de Abril (domingo). Local: Comedians Comedy Club
O X da Questão
De uma forma suave e bem humorada os personagens desse espetáculo representam, nada menos que o cotidiano de todos nós, a nossa busca diária pelo “tesouro”, percorrendo caminhos tortuosos, sem saber o que o destino nos reserva, buscando sempre o “X” da questão.
Dia 3 de Abril (domingo). Local: SESC Itaquera
Rafael Cortez
Um show na linha da comédia em pé, mas um pouco mais interativo e diferente: nele, Rafael reflete sobre crianças, trabalho, comidas, comportamento, música, passado, curiosidades e demais observações que possam lhe parecer oportunas na hora, de acordo com o estado de espírito da ocasião e da energia presente na platéia.
Dia 3 de Abril (domingo). Local: Teatro Adamastor do Centro
Links - uma comédia de improvisação on line
No espetáculo o espírito da internet é resgatado em um show de improvisação dramática, no palco, histórias de humor são improvisadas a partir de vídeos baixados da internet durante a apresentação.
Dia 3 de Abril (domingo). Local: Teatro Vivo
Cabaré Zona de Ris_o
A cia. preparou uma seleção de números variados - personagens cômicas, stand up, clown, acrobacia, música - com artistas profissionais que se revezam com artistas iniciantes na apresentação de números desenvolvidos na Oficina de Humor Zona de Ris_o.
Estreia dia 3 de Abril (domingo). Temporada até 16 de Abril. Local: Centro Cultural São Paulo
Tramas Femininas
O espetáculo tematiza o feminino nos contos tradicionais de vários cantos do mundo, lançamos nossa proposta de contação de histórias, direcionada ao público adulto.
Dia 3 de Abril (domingo). Local: CEU Uirapuru
A Latina
Uma paródia feita como nas novelas mexicanas, mostrando através do melodrama e do humor a trama de dois homens que lutam pelo amor da mesma mulher. O espetáculo se utiliza do ridículo e do extremo para seduzir e divertir a plateia, tendo como objetivo celebrar a vida e a alegria.
Estreia dia 5 de Abril (terça). Temporada até 28 de Abril. Local: Fulana Restaurante
Gus Fernandes, Fábio Lins, Nando Viana
Em um espetáculo imperdível, o trio traz aos palcos o que há de melhor no stand-up comedy.
Dia 7 de Abril (quinta). Local: Comedians Comedy Club
Improriso
Bruno Motta e Nany People revezam o comando do ImproRiso com convidados especiais.
Dia 7 de Abril (quinta). Local: Café Paon
Humor Além da Vida
A comédia conta a história de Chico Terrah, que morreu após tentar por toda vida conseguir uma colocação como artista. Finado, dirigiu-se ao Mundo Espiritual para prosseguir em sua jornada, porém, chegando lá, percebe a incrível semelhança com o “mundo dos vivos”.
Estreia dia 7 de Abril (quinta). Temporada até 27 de Maio. Local: Teatro Maria Della Costa
Cepeca
Cada artista pesquisador mostrará seus resultados cênicos, bem como uma breve explicação do seu processo de criação.
Dia 7 de Abril (quinta). Local: Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP)
Em Breves - Os Barbixas
Formado por esquetes escritos e encenados pelos 3 integrantes do grupo: Anderson Bizzocchi, Daniel Nascimento e Elídio Sanna, a peça traz quadros que são sucessos na internet como "Santa Ceia" e "O Coiso" e outras situações absurdas e inexplicáveis do cotidiano que ganham a visão nonsense do grupo.
Estreia dia 7 de Abril (quinta). Temporada até 5 de Maio. Local: TUCA - Teatro da Universidade Católica
Teatro de Rua
O grupo Teatro de Rocokóz pesquisa o "Teatro de Intervenção", unindo sua experiência de cultura popular com Boal, performance, música e circo para trazer o Espectador para a cena.
Dia 7 de Abril (quinta). Local: Casa de Cultura do Butantã
Dança
Confira a programação completa na página de Espetáculos de Dança.

Pares
O espetáculo, que acontece gratuitamente na Galeria Olido, apresenta situações nas quais a experimentação de diversas qualidades do toque e do contato dão origem a diferentes situações cênicas e emocionais, abordando temas como o desejo, a conquista e a afetividade.
Cear�ábia
O espetáculo cênico musical estreia nesta sexta, no SESC Belenzinho, misturando dança, música, aromas e imagens, numa viagem por algumas das raízes da miscigenação religiosa, étnica e cultural do nordeste brasileiro, que onde existem traços da cultura judaica, islâmica, cristã, cigana e indígena.
Armando Pekeno e Michelle Brown
O Teatro de Dança recebe, a partir de sexta, o bailarino e coreógrafo baiano Armando Pekeno, da Compagnie Ladainha, acompanhado da bailarina francesa Michelle Brown, a dupla traz ao palco um espetáculo inédito no Brasil: RB&QdP* Robe bonbon et Queue de Pie.
Danças Populares
O espetáculo de dança estreia gratuitamente neste sábado, no SESC Pinheiros, e é um encontro de improvisação de dança, que contará com música ao vivo e convidados das áreas de dança, música e artes visuais.
Jam Olido de Danças Urbanas
Todo primeiro domingo do mês, praticantes de dança de rua, profissionais e amadores, encontram-se na Galeria Olido para trocar experiências e fazer apresentações, a entrada é gratuita.
Mestres Balineses no Brasil
Neste espetáculo, que acontece gratuitamente domingo, no SESC Pinheiros, os atores são acompanhados de uma orquestra de “gamelans”, instrumentos típicos da Indonésia.
Mudas
Mudas é um poema corporal a partir de memórias e experiências vividas conectadas ao momento presente. Será interpretada gratuitamente neste domingo no Espaço Cultural Caldeirão.
Encontros de Dança do TUCA
O encontro gratuito, que acontece nesta terça no TUCA (Teatro da Universidade Católica), contará com os espetáculos “Fora de Lugar”, no qual Mafê Toledo investiga a capacidade de adaptação que o ser humano, e “Improvisos”, onde os artistas propõem um jogo de composições que se estabelece nas relações entre ação e recolhimento.
Mestres Balineses
O Topeng, que acontece gratuitamente no SESC Consolação, é um teatro dançado, musicado e com máscaras e sua encenação traz os personagens arquetípicos da sociedade balinesa e relata episódios históricos e místicos das histórias dos reis de Bali: os Babad.
Staff - La Intrusa Danza (Barcelona, Espanha)
A obra, que estreia quinta, no Teatro de Dança, é um convite para ver de perto aquilo que se instalou tanto na vida destes artistas como no imaginário dos processos de criação.
Ritmos e danças
A apresentação, que estreia gratuitamente nesta quinta, na Galeria Olido, é baseada nos elementos da cultura popular brasileira presentes na cidade de São Paulo, principalmente naqueles que têm influência da cultura africana e indígena.
Parceria
O espetáculo, que acontece no SESC Consolação, é constituído pelos solos "Tempo de crocodilo", de Clara Gouvêa (direção de Alice K), "Na avenida", de Fabricio Licursi e "A flor boiando além da escuridão", de Andréia Yonashiro.
Para as crianças
Confira a programação completa no Guia Cultural Infantil.

Quem Tem Medo de Curupira?
Musical que resgata o universo fantástico do folclore brasileiro por meio de lendas protagonizadas pelos personagens Curupira, Boitatá, Caipora, Yara e Saci.
Estreia dia 2 de Abril (sábado). Temporada até 3 de Abril. Local: Teatro João Caetano
Assembleia dos Bichos
O espetáculo aborda temas como ética, ecologia, cidadania e solidariedade ao contar a história da Assembleia Anual dos Bichos, um evento que reúne no Brasil espécies do mundo todo para discutir seus problemas.
Estreia dia 2 de Abril (sábado). Temporada até 16 de Abril. Local: Teatro Santos Dumont
O Trenzinho Villa Lobos
Inspirado nas artes e imitações sonoras do menino Tuhu, apelido de infância de Heitor Villa-Lobos, o espetáculo conta a pequena trajetória de Heitor e o difícil relacionamento com seu pai, além de contar suas aventuras, seu contato com o mundo da música e a descoberta de sua verdadeira vocação.
Estreia dia 2 de Abril (sábado). Temporada até 3 de Abril. Local: SESC Pompéia
Aprendiz de Maestro – Com Quantas Notas se Conta Uma História
O clássico conto de fadas escrito pelos irmãos Grimm, Branca de Neve, é o ponto de partida para mais uma aventura, que mescla música erudita, teatro e dança, de Operilda.
Dia 2 de Abril (sábado). Local: Sala São Paulo
Por Que o Céu é Tão Longe
Uma tribo vivia muito feliz e em harmonia e o céu vivia bem pertinho das pessoas e dava todos os alimentos de que as pessoas precisavam para viver. Mas, quando as pessoas passam a desperdiçar os alimentos, o céu resolve não ajudá-los mais.
Dia 2 de Abril (sábado). Local: SESC Itaquera
A Nova Roupa do Rei
Dois migrantes são confundidos com alfaiates ao chegarem a um reino, sendo encarregados de produzir uma roupa para o rei, que, caso não goste da criação, irá condená-los à morte. Eles decidem então criar uma roupa invisível, que só pode ser vista por pessoas inteligentes.
Estreia dia 2 de Abril (sábado). Temporada até 30 de Abril. Local: SESC Vila Mariana
O Ilha do Tesouro
Neste espetáculo, o público, alçado as categorias de piratas e heróis, integra a encenação junto com os atores, em jogos lúdicos de aventura e de teatro que percorre um grande cenário. A missão das crianças é superar os obstáculos, fugir do inimigo, achar o tesouro e enfrentar os "terríveis" piratas para encontrar o tesouro.
Estreia dia 2 de Abril (sábado). Temporada até 3 de Abril. Local: Teatro do Centro da Terra
Contarolando
Contarolando convida o espectador a uma doce viagem que levará todos a uma época em que brincadeiras e cantigas de roda eram cantadas em todos os lugares onde houvessem crianças, risos e gargalhadas.
Estreia dia 2 de Abril (sábado). Temporada até 17 de Julho. Local: Teatro Shopping Frei Caneca
Novinha em Folha
A peça mistura a linguagem teatral com técnicas do “novo circo” para narrar as aventuras de uma folha de papel, revelando, de forma lúdica e simbólica, suas infinitas possibilidades, desde desenhos e letras até dobraduras e reciclagem.
Estreia dia 2 de Abril (sábado). Temporada até 3 de Julho. Local: Teatro União Cultural
Tistu O Menino do Polegar Verde
Tistu é o filho de um rico fabricante de canhões da cidade de Mirapólvora que não consegue aprender nada na escola. Seu pai então resolve que ele aprenderá os fatos da vida tomando contato direto com eles. Para isso, encarrega seu gerente, e o seu jardineiro, da sua educação.
Estreia dia 2 de Abril (sábado). Temporada até 0 de . Local: Teatro Maria Della Costa
Circo de Pulgas
Brincando de faz-de-conta, os amigos Clau e Rani decidem montar um circo, como os truques não funcionam e nada sai como planejado, resolvem treinar uma pulga de verdade.
Estreia dia 2 de Abril (sábado). Temporada até 9 de Abril. Local: Teatro Paulo Eiró
Espiral Brinquedo Meu
O ator, em sintonia com a plateia, reúne canções e figuras, criadas a partir da sua relação com o Cavalo Marinho (teatro de rua tradicional da Zona da Mata Norte de Pernambuco) e o Maracatu Rural (cortejo de rua do carnaval pernambucano).
Dia 2 de Abril (sábado). Local: MASP (Museu de Arte de São Paulo)
Um Rio que Vem de Longe
Um barco pequeno ancorado que nunca tinha navegado se apaixona por uma flor que a correnteza levava. Quando o barquinho consegue se libertar, ele também é levado pelas correntezas e quase naufraga no mar, mas é salvo por um marinheiro que lhe ensina a usar a âncora para navegar e saber parar frente aos que ama.
Estreia dia 2 de Abril (sábado). Temporada até 3 de Abril. Local: SESC Pinheiros
O Rei do Era Uma Vez
Show com Giba Pedrosa, Zana de Oliveira e Ricardo Wurker, celebrando a imaginação, os contos de fadas, os contadores de histórias e, acima de tudo, a literatura destinada às crianças de todas as idades. Homenagem a Hans Christian Andersen, que deu ao mundo “A pequena Sereia”, “O Valente Soldadinho de Chumbo”, “O Rouxinol” e muitas outras célebres histórias.
Dia 2 de Abril (sábado). Local: Biblioteca Hans Christian Andersen
O velho do sono
O espetáculo teatral aborda os contos “Histórias que o Vento Conta”, O Velho do Sono”, O Pião e a Bola, O Patinho Feio, A Pequena Sereia, O Anjo, Os Saltadores, a Vendedora de Fósforos e o Soldadinho de Chumbo, todos da obra de Hans Christian Andersen, voltado para público infantil.
Dia 2 de Abril (sábado). Local: Biblioteca Hans Christian Andersen
2º Festival de Teatro Infantil em São Paulo
O Festival tem como objetivos: mostrar e valorizar o teatro infantil e principalmente, formar e educar a plateia mirim contribuindo assim para maior crescimento e visibilidade do teatro infantil. O público terá a oportunidade de ver o resultado dos processos de pesquisa dos principais pensadores de teatro Infantil da cidade de São Paulo.
Estreia dia 2 de Abril (sábado). Temporada até 24 de Maio. Local: Teatro Ressurreição
Rapunzel
Uma dupla de músicos-atores conta, com muita irreverência e bom humor, a clássica história da donzela de longos cabelos que vive aprisionada em sua torre. O espetáculo utiliza atores, bonecos e música ao vivo, privilegiando a improvisação e a participação ativa da plateia.
Dia 2 de Abril (sábado). Local: Teatro Ressurreição
Pinóquio etc e Tal
Quatro marceneiros, preocupados com a falta de trabalho e passando por dificuldades financeiras, recebem uma encomenda inusitada: construir um boneco de madeira. Enquanto constroem o boneco lembram-se da história de Pinóquio.
Dia 2 de Abril (sábado). Local: CEU Uirapuru
Uma viagem da Transilvânia para a Amazônia
O espetáculo infantil é baseado na vida da artista Claudia Andujar. Misturando os fatos com um pouco de fantasia, e costurando tudo isso com canções, Ana Luísa Lacombe e Betinho Sodré apresentam uma história de vida que parece mesmo uma história inventada.
Dia 3 de Abril (domingo). Local: Centro da Cultura Judaica
Vila Tarsila
O espetáculo joga luzes nas memórias de infância de Tarsila do Amaral, transportando ao espectador ao mundo antropofágico da artista, demonstrando que sua obra nasceu das experiências visuais das inúmeras viagens realizadas.
Dia 3 de Abril (domingo). Local: SESC Santo André
Guarda Zool
A montagem propõe uma série de jogos em que a técnica do teatro de objetos faz com que coisas simples do dia a dia ganhem vida, como pazinhas virando príncipes e bruxas e pés de pato, peixes.
Dia 3 de Abril (domingo). Local: Biblioteca Monteiro Lobato
Mágicas de Pertinho - Com o mágico Julyano Kampos
Com humor e dinamismo, o mágico Julyano Kampos provocará a curiosidade do público com diversas mágicas e truques.
Estreia dia 3 de Abril (domingo). Temporada até 1 de Maio. Local: SESC Pinheiros
O Contador de Histórias
Um contador de histórias e seu amigo vão atrás de um tesouro de uma lenda, e no caminho, encontram duas flores tagarelas, uma árvore sábia porém dorminhoca e um pássaro irritante. Mas o que eles não sabem é que a bruxa dos mares também quer o tesouro.
Estreia dia 3 de Abril (domingo). Temporada até 1 de Maio. Local: Teatro Plínio Marcos - Sala Linneu Dias
Pedro e o Lobo
A fábula musical encenada por bonecos, conta a história do valente Pedro, que para proteger ser amigos bichos tenta capturar um lobo muito feroz.
Dia 3 de Abril (domingo). Local: SESC Ipiranga
Pinóquio Etc e Tal
O espetáculo conta a história de quatro marceneiros que trabalham em sua oficina quando recebem uma encomenda inusitada: construir um boneco de madeira. Lembram, então, de Pinóquio, e resolvem contar sua história com materiais existentes na marcenaria: pedaços de madeira e ferramentas.
Estreia dia 3 de Abril (domingo). Temporada até 1 de Maio. Local: SESC Vila Mariana
Pinóquio Etc e Tal
O atores dão vida, em uma marcenaria, a objetos e máscaras para contar a aventura do boneco de madeira que queria ser gente.
Dia 3 de Abril (domingo). Local: Biblioteca Pública Cora Coralina
Shake, Shake, Baby
O espetáculo musical é baseado em 15 canções inspiradas em obras de William Shakespeare, como "Hamlet", "Othello" e "Noite de Reis".
Dia 3 de Abril (domingo). Local: Biblioteca Pública Álvares de Azevedo
Shake, Shake, Baby
Com violões, bandolins, instrumentos de sopro e percussão, uma banda de atores-músicos apresenta um pouco da vida de Shakespeare e da Inglaterra elisabetana.
Dia 3 de Abril (domingo). Local: Biblioteca Viriato Corrêa
O Velho do Sono
O espetáculo reúne contos de autoria de Hans Christian Andersen, como "Histórias que o Vento Conta", "O Velho do Sono" e "O Patinho Feio".
Dia 3 de Abril (domingo). Local: Biblioteca Pública Padre José de Anchieta
Improlândia
Um espetáculo infantil com uma proposta inédita: a de possibilitar o espectador mirim interagir com liberdade na construção das cenas, durante a apresentação.
Dia 3 de Abril (domingo). Local: Teatro Vivo
João sem Medo
Em uma montagem com bonecos manipulados por luvas articuláveis e muita música, a peça conta a história de João, que nunca sentiu medo em sua vida. E, por nunca ter sentido medo, um dia resolve sair em busca dele.
Dia 3 de Abril (domingo). Local: SESC Interlagos
Panos e Lendas
Para encenação da peça, utiliza-se grande quantidade e variedade de panos, que são manipulados pelos atores/cabides e se transformarão em cenários, figurinos e adereços, fazendo com que as cenas se transformem magicamente as vistas da platéia, criando efeitos surpreendentes de coisas gentes e bichos.
Dia 3 de Abril (domingo). Local: Teatro Ressurreição
Espantaxim e os Guardiões da Natureza
No espetáculo, serão apresentadas canções como “Castelinho”, “Espantaxim”, “Indiozinho”, “Ursinho Azul”, “Au Au Au”, “Três Borboletinhas” e “Pomba Mensageira”.
Dia 3 de Abril (domingo). Local: Praça Victor Civita
Pedro Palerma
Na peça, duendes, fadas, princesas, gente da água, macaco correndo pra cá e pra lá. Também não vão faltar risadas, surpresas e até mesmo um friozinho na barriga. O Sapateiro e os Duendes, Mãe D´água e O Macaco perdeu a banana, As Fadas e Pedro Palerma são os contos que fazem parte da peça.
Dia 4 de Abril (segunda). Local: Biblioteca Hans Christian Andersen
Shake, Shake, Baby
Com violões, bandolins, instrumentos de sopro e percussão, uma banda de atores-músicos apresenta um pouco da vida de Shakespeare e da Inglaterra elisabetana.
Dia 6 de Abril (quarta). Local: Biblioteca Pública Mário Schenberg
Música Clássica
Caso queira mais detalhes sobre os destaques a seguir, ou queira conferir a programação completa, visite a página de Música clássica do Guia Cultural.

Ópera Carmen, de Bizet
Presença constante nos principais palcos do mundo, a Ópera dá início, nesta quarta, à Temporada Lírica 2011 do Theatro São Pedro, em três atos, com libreto de Henri Meilhac e Ludovic Halévy, conta a história do soldado Don José, que se apaixona por Carmen, abandona a noiva Micaela e vai atrás da cigana junto com um grupo de contrabandistas.
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
A temporada da OSESP traz, a partir de quinta na Sala São Paulo, Vesna Bankovic (mezzo e soprano), José Ananias (flauta), Arcádio Minczuk (oboé), Olga Kopylova, Peter Pas (viola) e Douglas Kier (violoncelo), no programa, Debussy, Loeffler e Ravel.
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
A partir de quinta, a Orquestra se apresenta na Sala São Paulo juntamente com o Coro da OSESP, Joana Carneiro como regente e Carmen Monarcha como soprano, no programa: Salonen, Messiaen e Ravel.
Quinteto La Camorra
Em um show gratuito, o quinteto se apresenta no Teatro do SESI (Santo André), com um repertório baseado nos tangos tradicionais, com obras de autores renomados, como Astor Piazzolla.
Espanhóis em São Paulo
O título desta apresentação musical, que acontece gratuitamente na Biblioteca Mário de Andrade, remete a algumas das diferentes línguas faladas pelos imigrantes que aqui chegaram, as peças tradicionais dessas localidades, foram recolhidas e harmonizadas por importantes pesquisadores e compositores contemporâneos, o programa inclui obras de Granados, Pedrell, De Falla e Obradors.
Trio Kaiser, Miller e Bock
O trio, que busca a exploração emocional do que temos de mais puro em nossas lembranças musicais, se apresentam no Teatro Oficina. No programa, obras de Mozart, Villa-Lobos, entre outros.
Quinteto La Camorra
O quinteto argentino toca, gratuitamente este sábado, no Teatro Adamastor do Centro, no No programa Astor Piazzolla (1921-1992) - Verano Porteño, Jorge Omar Kohan (1970-) - Andá a saber, Sebastián Prusak (1974-) – Berele, Luciano Jungman (1974-) – Convulsiones/ Renata, Jorge Omar Kohan (1970-) - En una de esas, Nicolás Guerschberg (1975-) – Tangostinato, Astor Piazzolla (1921-1992) - Milonga del Angel/ La muerte del Angel, Nicolás Guerschberg (1975-) - Aires de hoy, Astor Piazzolla (1921-1992) - Adiós Nonino.
Orquestra do Teatro Lírico de Equipe
A Orquestra se apresenta gratuitamente no Parque da Água Branca, com um repertório que incluirá os compositores: Mozart, Bach, Tchaikovsky, Puccini, entre outros.
Winston Ramalho, Antonio Del Claro e Paulo Gori
Eles dividem o palco da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, Winston, já participou de concertos no Brasil e países como Áustria, Alemanha, Hungria e outros; Antonio é considerado um dos instrumentistas mais completos do Brasil; e Paulo, é dono de vasto repertório abrangendo até o modernismo.
Recital Richard Wagner
A mezzo-soprano Angela Diel e o painista Paulo Gazzaneo oferecem, gratuitamente, domingo, no Central Cultural, um recital para divulgar a edição em língua portuguesa do livro Coração Devotado à Morte - O Sexo e o Sagrado em Tristão e Isolda, de Wagner, do autor inglês Roger Scruton.
Olga Kopylova
O MuBE traz, neste domingo, a pianista que começou a estudar piano aos quatro anos com o pai, e, após ter passado pela Escola de Música de Uspensky e pelo Conservatório Tchaikovsky, mudou-se para o Brasil para assumir o posto de pianista titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP. No programa: Debussy - Suite Bergamasque; Debussy - Images - Caderno n.1; Medtner - Contos de fada op.27; Prokofiev - Sonata n.4.
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - Concerto Matinal
A Orquestra se apresenta gratuitamente na Sala São Paulo com Joana Carneiro como regente. No programa: Salonen e Ravel.
Uma Flauta na Ópera
Com James Strauss e Marcos Aragoni, o programa apresenta, no Teatro Oficina, peças de Galli, Tedesco, entre outros.
Claras Clarinetas
O quarteto se apresenta gratuitamente no Centro Cultural FIESP, e procura explorar o timbre vibrante e sereno que a clarineta oferece, utilizando-se da grande tessitura de sua família. No programa, obras de Mozart, Strauss e dos brasileiros Camargo Guarnieri, Ernesto Nazaret, Radamés Gnattali e Chiquinha Gonzag.
Concerto para a Quaresma
Em um espetáculo gratuito, o Voz Ativa Madrigal apresenta terça, na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, um repertório sacro-erudito com temática relacionada à Semana Santa e Páscoa. No repertório, diversos compositores anônimos do Barroco Brasileiro.
Orquestra Filarmônica Tchaikovsky de Piracicaba e Coro
Com regência de Fernando Peña Ortiz de Villate a Orquestra e o Coro se apresentam, gratuitamente, esta terça no Auditório do MASP. No programa: Johannes Brahms (1833 - 1897) - Dança Hungara nº 5, Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840 – 1893) - O Lago dos Cisnes 2º Ato, Ludwig van Beethoven (1770 – 1827) - 1° Movimento da 5ª Sinfonia, Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791) - Ave Verum Corpus/Lacrimosa Dies Illa do Réquiem, Johann Sebastian Bach (1685 – 1750) Jesus Blaibet Meine Freude da Cantata 147, Johann Pachelbel (1653 – 1706) - Canon in D major, Giuseppe Verdi (1813 – 1901) - Brindis da Ópera La Traviata.
Quinteto La Camorra
A série Música no MASP – Internacional traz, nesta terça, o quinteto argentino. No programa: Astor Piazzolla (1921-1992) - Verano Porteño, Jorge Omar Kohan (1970-) - Andá a saber, Sebastián Prusak (1974-) – Berele, Luciano Jungman (1974-) – Convulsiones/ Renata, Jorge Omar Kohan (1970-) - En una de esas, Nicolás Guerschberg (1975-) – Tangostinato, Astor Piazzolla (1921-1992) - Milonga del Angel/ La muerte del Angel, Nicolás Guerschberg (1975-) - Aires de hoy, Astor Piazzolla (1921-1992) – Adiós.
Keith Jarrett
O indiscutível mestre do piano contemporâneo se apresenta quarta, na Sala São Paulo, com técnicas de improvisação que conjugam o jazz a outros gêneros e estilos, como a música erudita, o blues e o gospel.
Ricardo Peres
O pianista paulistano que tem se apresentado em recitais e em concertos de música de câmara, se apresenta gratuitamente quinta, no SESI Vila das Mercês.
Quarteto de Cordas da Cidade De São Paulo
Nesta quinta a Biblioteca Mário de Andrade apresenta gratuitamente o quarteto, com Betina Stegmann e Nelson Rios, Marcelo Jaffé e Robert Suetholz. No programa, obras de Beethoven e Dvorak.
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
A Orquestra segue sua temporada na Sala São Paulo, trazendo Yan Pascal Tortelier como regente e Nicholas Angelich no piano. No programa: Beethoven.
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - Ensaio Aberto
A Orquestra faz um ensaio aberto na Sala São Paulo, trazendo Yan Pascal Tortelier como regente e Nicholas Angelich no piano. No programa: Beethoven.
Clássicos em Cena - Tangata Quarteto
Em um espetáculo gratuito, o Teatro Alfa traz uma apresentação de tango, o estilo musical sensual, emotivo e que chegou a influenciar até gênios da música erudita como Stravinsky e Kurt Weill. No show, o quarteto mistura um conjunto instrumental próprio para o gênero: bandoneon, violino, piano e contrabaixo acústico.
Exposições
Confira o roteiro completo de espetáculos teatrais na página de Exposições.

Circo Nerino
A exposição gratuita, do Centro Cultural da Juventude, mostra os quase 70 anos de atuação do Circo, com 68 imagens de formatos variados, distribuídas em painéis de madeira e lona, presos por amarrações e nós circenses.
Alice Miceli
A primeira exposição da brasileira que vive em Berlim, Alice Miceli, na Galeria Nara Roesler, traz um desdobramento realizado em 2011 de seu trabalho exibido na última Bienal Internacional de São Paulo, Projeto Chernobyl (2007 – 2010). Grátis.
José Forjaz - Arquitetura de Moçambique
Esta mostra, de caráter retrospectivo e panorâmico, apresenta, no Museu da Casa Brasileira, obras do início dos anos 1960 até os dias atuais, oferecendo uma rara possibilidade de (re)conhecermos afinidades culturais entre países que compartilham a língua portuguesa.
Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga: Cultura Popular, Moda e História
Inspirada em viagens que Ronaldo fez ao Rio São Francisco, a mostra gratuita, presente no Pavilhão das Culturas Brasileiras, é resultado da pesquisa desenvolvida pelo estilista para sua coleção de junho de 2008.
Alguns Temas da Arte Contemporânea, por Marcelo Cipis
A exposição apresenta gratuitamente, no SESC Vila Mariana, uma série de imagens produzidas pelo artista-ilustrador, cujo mote é a criação de bem-humoradas interfaces entre os códigos da ilustração e as linguagens e temas da arte contemporânea.
Recreio da Borda do Campo
A exposição fotográfica gratuita, que acontece na Galeria Fauna, é uma pesquisa sobre o bairro de mesmo nome, que recentemente recebeu a construção do trecho sul do Rodoanel, alterando profundamente a paisagem, o ritmo de vida e o desenvolvimento do local.
Perceptum Mutantis
A exposição, que estreia no MIS, reúne obras recentes dos artistas argentinos Leo Nuñez, Augusto Zanela, Mariano Sardón e Hernán Marina, e dos brasileiros Katia Maciel e André Parente.
Palestina: uma terra, dois povos
A exposição, que estreia gratuitamente no SESI Vila Leopoldina, é composta por fotos sobre as condições de moradia do povo palestino em Israel.
Rock & Barroco
A exposição que estreia sábado no MuBE, é gratuita, e reúne uma seleção de obras de grandes nomes da arte contemporânea da Bélgica, com 40 trabalhos de variados estilos, ricos em cores, que traduzem a impetuosidade de trabalhos que já percorreram o mundo.
Keila Alaver
Na exposição gratuita, que estreia neste sábado na Galeria Luisa Strina, a artista paranaense aborda o cotidiano em peças que sugerem movimento.
Insondáveis Constelações
O artista Alê Prade desenvolve, na mostra gratuita exposta no Clube Hebraica, um trabalho intermídia, onde busca a integração das modalidades artísticas, dos suportes e das tecnologias.
Miradas Glocales
Estreia gratuitamente sábado no Memorial da América Latina, com obras de artistas do México que foram convidados a desenvolver trabalhos relacionados ao tema do Bicentenário de Independência da América Latina. No entanto, os artistas preferiram abordar as formas de resistência contemporânea ao processo da globalização.
Era uma vez Andersen
A exposição, que estreia gratuitamente na Biblioteca Hans Christian Andersen, apresenta o escritor Hans Christian para crianças e adultos dentro de um clima mágico e onírico.
Germes em Extinção
A mostra gratuita, que estreia sábado no shopping Morumbi, reúne obras de arte que representam evolução dos germes que habitam a boca do homem.
Fotopinturas – Coleção Titus Reidl
A Galeria Estação inaugura, nesta terça, a exposição composta por 200 retratos pintados a partir de fotografias – técnica hoje praticamente extinta – que revelam o universo estético do sertanejo nordestino.
Visões – Paisagens Surreais a Bico de Pena e Gravuras em Metal
O artista português Pedro De Kastro resgata, na mostra gratuita que estreia esta quinta no MuBE, em 29 trabalhos uma antiga tradição europeia de gravura em metal, desenhos a bico de pena e nanquim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário