quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SEGURANÇA PARA CONDOMÍNIOS - GUIA DE SEGURANÇA CONDOMINIAL



SEGURANÇA   PARA   CONDOMÍNIOS

A Segurança para os Condomínios em função da alta  violência nas grandes cidades que só aumenta e, com isso, há também uma onda de assaltos a condomínios, que não para de crescer. Por isso, todos sabemos que proteger o condomínio não é tarefa fácil: depende de aplicação do síndico, colaboração dos condôminos, uma boa orientação aos funcionários, além dos equipamentos de segurança.

E se um dos diferenciais da vida em condomínio é a segurança, como voltar a ter tranqüilidade e manter os bandidos do lado de fora do portão?

Manual de Procedimentos para Controle de Acesso na portaria.

Será preparado no inicio do contrato, um Manual de Procedimentos do Serviço, que unirão os procedimentos de segurança da empresa com o Regulamento Interno do condomínio, para melhor orientação dos Controladores de Acesso de portaria.



A falta de segurança tem levado a população a investir em tecnologia para se proteger. Vemos o crescimento da vigilância eletrônica como um importante aliado ao segmento de portaria, mas aconselhamos que o ideal é unir as novas tecnologias com a ação do homem. “Todos os esforços são fundamentais no combate à violência. O uso dos aparelhos eletrônicos é extremamente importante, mas a ação do homem ainda é indispensável”

FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES DO SERVIÇO DE PORTARIA SEGUNDO MANUAL DO SÍNDICONET

Visitantes

Ao chegarem, o porteiro deve interfonar para a unidade indicada. Assim, o morador pode autorizar a entrada do visitante
Por questões de segurança, o porteiro, deve manter-se dentro da portaria e usar o porteiro eletrônico para se comunicar com o visitante que esteja do lado de fora. Mesmo que seja chamado, não deve sair da guarita
Caso haja dúvida sobre quem é o visitante, é conveniente que o porteiro solicite que o morador venha identificar visualmente o visitante
Durante esse período, o estranho deve esperar do lado de fora do condomínio
Não se deve colaborar com a entrada de visitantes regulares sem antes checar a autorização com o morador todas as vezes

Encomendas

Nos casos de entrega de comida o porteiro interfona para o morador vir retirar seu pedido na portaria, evitando a entrada de estranhos no condomínio
Se a entrega for dos Correios, como pacotes, por exemplo, alguém da unidade é chamado para retirar o pacote e assinar o recibo. Caso não haja ninguém na unidade, o serviço de portaria pode receber o volume.
Também nesse caso o entregador não adentra o condomínio
Em alguns casos, ao final do turno, o serviço de portaria inclui a entrega os recebidos nas unidades – mas isso depende de cada local


Prestadores de serviço/Concessionárias

O porteiro só deve deixar entrar funcionários de empresas (como TV a cabo ou internet, por exemplo), após se certificar que houve pedido por parte dos moradores. Caso haja dúvida, o serviço de portaria deve recorrer ao zelador
Após tirar essa dúvida, pode-se ligar para a empresa para saber se a pessoa que está se apresentando no condomínio é realmente funcionário
Quando o interessado em entrar no condomínio se disser funcionário de concessionária (empresa de água, luz, gás) pode-se ligar para a administradora, também. A empresa pode colaborar dizendo se realmente houve algum tipo de pedido de verificação ou de manutenção
Da mesma maneira, o porteiro deve fazer a identificação do suposto funcionário com a empresa em questão
Após ter deixado o profissional entrar, o serviço de portaria deverá elaborar um registro com o nome completo, dados da pessoa e se possível fotografar cadastrando o prestador de serviços para futuras visitas ao local.
Em caso de obras no condomínio, só se deve deixar entrar os funcionários apontados e autorizados pela empresa prestadora de serviços. Caso haja algum tipo de remanejamento, o zelador, o síndico e o porteiro devem ser avisados pela empreiteira


Com os moradores

O porteiro deve manter um relacionamento cordial e simpático com os moradores, evitando a todo custo deixar a portaria desassistida
Deve colaborar para o comprimento do regulamento interno
Deve alertar o zelador e o síndico sobre irregularidades ocorridas durante o seu horário de trabalho.


Cotidiano do porteiro

Estar sempre com o uniforme bem passado, com a barba e o cabelo cortado, passando uma ideia de higiene
Não manter conversas com demais funcionários na portaria ou em áreas comuns por tempo demasiado
Não comentar, fora do local de trabalho, sobre o seu cotidiano no condomínio
Manter portões e demais acessos ao condomínio fechados em horários de recolhimento de lixo e limpeza das ruas.

Temos também informações sobre o uso das ferramentas e equipamentos que tornarão a sua vida em condomínio mais segura, além de, é claro, manter os assaltantes disfarçados longe.



Obs: Necessariamente a integração e educação na Segurança para Condomínios, deve ser participativa entre moradores e prestadores de serviços bem treinados.


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FONE: (11) 2818-9886
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via e-mail: marcos@segueletronica.com.br



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