quinta-feira, 29 de setembro de 2011

DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO








Tenha uma alimentação saudável

Para evitar problemas cardíacos, o principal conselho referente à dieta é evitar o consumo de gordura em excesso. Prefira as carnes brancas, os queijos magros e o leite desnatado. Segundo o cardiologista Américo Tângari Junior, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, é bom caprichar nos vegetais e nos peixes, ricos em ômega 3, que são aliados do coração. Estudos também mencionam os benefícios de uma dose de vinho tinto todos os dias

Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte prematura nos países industrializados. Estima-se que no Brasil existam, pelo menos, 600 mil pessoas que convivem com algum tipo de problema. Somente neste ano, 120 mil brasileiros devem morrer por causa de complicações cardíacas e derrames cerebrais.

Apesar de mais comuns a partir dos 45 anos, as doenças cardiovasculares são resultado da combinação de fatores de risco - como tabagismo, colesterol alto, diabetes e pressão alta - durante anos e anos.

"A prevenção deve começar cedo, pois muitas vezes não aparecem sintomas, a detecção da doença é tardia e o tratamento torna-se apenas um paliativo", alerta o cardiologista Glauberson Cardoso Vieira, representante em Minas Gerais do Fundo para Aperfeiçoamento e Pesquisa em Cardiologia (Funcor). A saúde do coração e do sistema vascular (conjunto de veias e artérias) depende de hábitos saudáveis desde a infância.

Doenças mais Comuns

Infarto - O infarto agudo do miocárdio é uma das doenças cardíacas mais temidas, devido ao alto índice de mortalidade. Metade das pessoas que tem um infarto não sobrevive a tempo de receber atendimento médico. O infarto é provocado pela formação de um coágulo que obstrui totalmente a passagem do sangue em uma artéria do coração, causando morte de uma determinada região do músculo cardíaco (miocárdio). O sintoma mais comum é uma forte dor no peito.

Insuficiência cardíaca - Ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para o restante do corpo. Segundo a classificação da Associação do Coração de Nova Iorque (em inglês, New York Heart Association - NYHA), a insuficiência cardíaca é dividida em quatro classes, de acordo com a severidade do problema: I (assintomática), II (leve), III (moderada) e IV (grave).

Má circulação - Chamada pelos médicos de insuficiência vascular periférica. Os sintomas mais comuns são dores nas pernas, que aparecem com freqüência durante caminhadas, e passam durante o repouso.

Arritmias - É quando o coração bate de forma irregular, ou muito rápido ou muito devagar. O coração de um adulto normal, em repouso, bate de 60 a 80 vezes por minuto. Ritmos cardíacos lentos são chamados bradicardias; ritmos rápidos são chamados taquicardias. As arritmias podem ser de vários tipos e são mais freqüentes à medida que o indivíduo envelhece. Vale lembrar que é absolutamente normal o coração bater mais rápido em situações de excitação, medo ou durante a prática de exercícios físicos.

Derrame cerebral - Conhecido no meio científico como Acidente Vascular Cerebral (AVC), trata-se de um sangramento no cérebro por causa do rompimento de vasos sanguíneos. Pode acarretar seqüelas graves e morte. Apesar de não ser uma doença cardíaca, o derrame cerebral é uma doença vascular grave e está relacionado aos mesmos fatores de risco das doenças do coração.

Sintomas

Cansaço aumentado, falta de ar, respiração curta, palpitações incômodas, dores no peito, dores nas pernas ao andar, inchaço no rosto e nas pernas, machucados que demoram a cicatrizar. Ao notar o aparecimento de algum desses sintomas, o melhor é procurar auxílio médico. "São sinais de que a pessoa pode possuir uma doença cardiovascular ou então conviver com fatores que podem desencadeá-la, como pressão alta ou diabetes", explica o cardiologista. Em alguns casos, as doenças cardiovasculares não apresentam sintomas e podem levar décadas para se manifestar. Por isso, é importante prevenir-se, visitando o médico regularmente.

Fatores de Risco

Colesterol alto - É assintomático e detectado somente através de exames de sangue. O excesso de colesterol é perigoso, porque ele é depositado na parede das artérias, provocando a formação de placas gordurosas. Com o tempo, essas placas obstruem os vasos sanguíneos e impedem a circulação do sangue. Pode acarretar várias doenças, infarto, derrame e problemas de circulação.

Tabagismo - O cigarro contém cerca de quatro mil substâncias tóxicas para o organismo. Entre elas, estão o alcatrão e a nicotina, responsáveis pelo vício. O fumo provoca lesões na superfície dos vasos sanguíneos, favorecendo a entrada e o acúmulo do colesterol nas artérias coronárias. Está relacionado ao surgimento e/ou complicação de todas as doenças cardiovasculares. Pode ainda provocar diversos tipos de câncer.

Pressão alta - Também chamada de hipertensão arterial. É um dos grandes vilões das doenças cardiovasculares, chamada de "assassino silencioso", porque raramente provoca sintomas. A hipertensão caracteriza-se pelo bombeamento de sangue a uma pressão superior àquela encontrada na maioria das pessoas, de até 140/90 mmHg (milímetros de mercúrio, unidade usada para medir a pressão). Pessoas com pressão arterial acima de 140/90 mmHg correm mais risco de ter problemas no coração, cérebro e nos rins. A ação da pressão alta nos vasos sanguíneos é semelhante a do cigarro, isto é, provoca lesões e favorece o acúmulo de colesterol. A hipertensão afeta cerca de 20% da população brasileira e seus efeitos tendem a ser mais sérios em pessoas da raça negra.

Obesidade e sedentarismo - Pessoas com excesso de peso tendem a ter altas taxas de colesterol no sangue e predisposição a diabetes. Da mesma forma, quem não faz nenhuma atividade física corre mais risco de enfrentar problemas de pressão e colesterol altos. Além disso, os exercícios melhoram o condicionamento físico, a resistência, o humor e a qualidade de vida em geral.

História familiar - O aparecimento de doenças cardiovasculares tem um componente genético. Quem possui parentes de 1º grau (pais e/ou irmãos) que desenvolveram o problema antes dos 50 anos (no caso dos homens) e antes dos 60 anos (no caso das mulheres) tem mais chances de também sofrer do coração. "Os hormônios estrógeno e progesterona são uma proteção natural para o sistema cardiovascular feminino. Por isso, essas doenças tendem a se manifestar mais tarde nas mulheres", explica Dr. Glauberson.

Prevenção

A melhor forma de prevenir ou adiar ao máximo o surgimento de doenças cardiovasculares é levar uma vida saudável. Os cuidados começam com a alimentação, que deve privilegiar vegetais, gordura vegetal, cereais e frutas. Estudo apresentado no 23º Congresso da Sociedade Européia de Cardiologia, na Suécia, provou que o consumo exacerbado de carnes, gordura animal, derivados do leite, açúcar e cerveja leva a problemas cardiovasculares. Sal em excesso também é perigoso, especialmente para quem tem pressão alta. A boa alimentação pode evitar problemas de colesterol, pressão alta e obesidade.

Praticar exercícios físicos regulares é o segundo passo para cuidar da saúde do coração. A atividade física beneficia o controle da pressão arterial, do colesterol e também da glicose, além de ajudar a emagrecer. "Está comprovado cientificamente que as pessoas que fazem de vinte a trinta minutos de exercícios físicos diários vivem mais e melhor", afirma o cardiologista. As atividades mais indicadas são as aeróbicas, como caminhadas, natação e ciclismo.

Manter distância do cigarro. Se você fuma e deseja parar, o mais indicado é buscar auxílio de especialistas. "Menos de 3% dos fumantes conseguem deixar o vício espontaneamente. E a maioria desses volta a fumar após seis meses de abstinência", alerta Dr. Glauberson. Hoje existem várias técnicas que ajudam a minimizar o desejo de acender o cigarro, como gomas de mascar, adesivos e remédios. Qualquer médico pode orientar no tratamento. Mas o principal mesmo é ter força de vontade.

Além desses cuidados no dia-a-dia, todas as pessoas - mesmo as que se sentem absolutamente saudáveis - devem visitar o consultório médico com regularidade: uma vez por ano, por exemplo. Não se deve aguardar o aparecimento de problemas. Lembre-se: colesterol alto e hipertensão são assintomáticos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a medição do colesterol no sangue seja feita periodicamente, a partir dos 20 anos. Mas é bom lembrar que nem mesmo as crianças estão livres do problema.

Quem fuma, tem colesterol alto, hipertensão arterial, diabetes; é obeso ou sedentário; ou ainda têm pais e/ou irmãos com problemas cardiovasculares deve ter atenção redobrada. Nesse grupo estão as pessoas que têm maior tendência a sofrer do coração. O velho ditado é ainda o mais apropriado: prevenir é o melhor remédio - principalmente para o coração.
 

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SOZIMOS OU SOLITÁRIOS?...CULTIVE SEMPRE BOAS AMIZADES.



Cultivar boas amizades ajuda a trabalhar o sentimento de solidão

Viver sozinho não significa ser solitário ou estar à parte da sociedade

Pesquisadores da Brigham Young University (EUA) apontam que ter amigos melhora 50% a chance de você viver mais.


Por que isso acontece? Os mais céticos afirmam que isso decorre do envelhecimento da população e do aumento na renda média do brasileiro. Ao mesmo tempo, isso também mostra um processo de individualização das pessoas.

Nos últimos anos, as famílias começaram a se estruturar de diferentes maneiras. Os filhos saem mais cedo de casa para estudar, enquanto os pais, muitas vezes, separam-se e casam novamente, sem, necessariamente, morar junto com seu novo(a) companheiro(a). Além disso, o mercado de trabalho se mostra aquecido em determinadas cidades e parado em outras, exigindo a migração das pessoas. A sociedade mudou e isso fez com que os indivíduos alterassem seu comportamento, buscando independência pessoal.

 O fato é que, cada vez mais, o ser humano está aprendendo a viver sozinho e a solidão deixou de ser um "bicho papão". O comércio, de olho nessa nova fatia de mercado já adaptou bares e restaurantes para que o solitário não seja discriminado ou constrangido, treinando seus funcionários a evitar a pergunta: "o(a) Sr.(a) aguarda uma pessoa".

Do ponto de vista da psicanálise, a solidão é algo natural: "Nascemos sozinhos e morremos sozinhos". A ideia de que somos seres inteiros e não uma parte, também reforça isso e derruba de vez o conceito de "metade da laranja".

Uma pessoa terapeutizada passa a se entender melhor, descobre que ela mesma pode ser uma excelente companhia e se conscientiza de que é possível, sim, ser feliz sozinha sem, com isso, se isolar da sociedade.


Se preparar para a solidão tem sido uma das maiores buscas em meu consultório, pois em algum momento de nossas vidas estaremos sós e isso, ao contrário do que se imagina, também pode ser muito bom.

Confira algumas dicas para trabalhar a solidão:

1. Mantenha sempre a sua individualidade, mesmo vivendo a dois. Nunca se anule;

2. Crie o hábito de se interiorizar, medite;

3. Cultive amizades verdadeiras;

4. Faça terapia, pois o auxílio profissional pode ajudá-lo a desenvolver a autoconfiança e o autoconhecimento, que são essenciais para aprender a lidar e conviver com a solidão, sendo, desta forma, muito feliz.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

DICAS E ROTEIRO CULTURAL - 16/09/2011





ESTRÉIA: 


Conan, O Bárbaro (Conan The Barbarian, EUA, 2011, 115 min, 16 anos) com Jason Momoa, Rachel Nichols, Stephen Lang, Rose McGowan, Said Taghmaoui e Ron Perlman. Direção: Marcus Nispel
O maior e mais lendário bárbaro de todos os tempos está de volta. A busca feroz do guerreiro cimério começa como uma vingança pessoal, mas logo se transforma em uma batalha épica contra seus rivais hukking, monstros, e situações impossíveis.


PROGRAMAÇÃO GRATUITA


A banda argentina Biernes, que intepreta canções dançantes, cantadas ou instrumentais, apresentando uma fusão em que o rock latino atravessada pelo jazz, a música disco, o candombe uruguaio, o mambo dos anos 1970 e a cumbia marplatense, apresenta-se hoje (quinta) à noite no Centro Cultural São Paulo, e amanhã (sexta) no Centro Cultural da Juventude. 
E falar de Argentina é falar de tango, e quem gosta do estilo pode conferir a orquestra De Puro Guapos, que interpretará, sexta, no SESC Ipiranga, repertório instrumental de tangos e milongas tradicionais de 1910 até 1960, além das composições de Astor Piazzolla. 
E se ainda ficou com gosto de mais, domingo, no Teatro Coletivo, o Trio Jogando Tango, que está lançando seu primeiro CD Hecho a Mano, interpretará tangos, milongas e valsas de ícones da música argentina como Aníbal Troilo. 
Fãs de Noel Rosa tem encontro marcado no Sarau organizado Sábado pelo SESC Santana, em que Roberto Seresteiro e Regional Imperial interpretarão clássicos do  sambista, cantor, compositor e bandolinista carioca. Apreciadores de rock podem conferir a banda alemã Faust, que faz sua primeira apresentação no Brasil nesta sexta e sábado, no Centro Cultural São Paulo. A banda, que surgiu nos anos setenta, é umas das pioneiras do que ficou conhecido como Krautrock, uma versão mais experimental do rock feito na Alemanha em que convergem a música industrial e a psicodélica. 
E no sábado continua o rock no Centro de Referência da Juventude de São Caetano do Sul, com a Antifest, que traz os grupos Skarrapatos Ko, Fire Driven, Hunger United, Atentado 42, Megawatts e Dehumanization. Centro de Referência da Juventude (Espaço Estação Jovem).
Procurando Canto coral de graça? Tem também; sábado na FAU Maranhão/USP o CoralUSP XI de Agosto e o CoralUSP apresentam um programa que busca ser o mais abrangente possível, contemplando canções de várias épocas e diferentes nacionalidades. Dentro deste espírito destacam-se, entre outras: Somebody to Love – Queen; With a little help from my friends – Beatles; Pro dia nascer feliz - Cazuza e Frejat. 
Sábado, no Auditório Ibirapuera, apresenta-se o Coro Luther King. E domingo, na Casa de Dona Yayá, o CoralUSP apresenta Samba no Coro, intepretando um repertório de sambas de vários estilos. Ainda no domingo, o Coral do Museu Paulista apresenta-se, dentro da Semana de Arte e Cultura, no Museu Paulista da USP.
E não deixe de conferir a apresentação que o Grupo Folclórico da Casa de Portugal fará, domingo, no Clube Hebraica (Teatro Arthur Rubinstein). Oito casais de dançarinos apresentarão canções do folclore de norte a sul de Portugal, como “Vira do Cancioneiro”, “Vira do Minho”, “Valentim” entre outras. As danças são acompanhadas pelo grupo de música ao vivo Tocata, formado por 10 integrantes
 
PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA CIDADE DE SÃO PAULO

http://www.sampaonline.com.br/guiaCultural.php




sexta-feira, 9 de setembro de 2011

DICAS E ROTEIRO CULTURAL - 09/09/2011




ESTRÉIAS:
A Cidade das Mulheres (Brasil, 2005, documentário, cor, 72 min, livre). Direção: Lázaro Farias
Documentário sobre Salvador, a cidade das mães de santo, baianas do acarajé, das matriarcas, sob o ponto de vista de uma antropóloga americana que lá esteve no final dos anos 30 e descobriu peculiaridades sobre a organização social nos terreiros de Candomblé na Bahia.

Larry Crowne - O Amor Está De Volta (Larry Crowne, EUA, 2011, 99 min, 12 anos) com Tom Hanks, Julia Roberts e Sarah Mahoney. Direção: Tom Hanks
Quando é demitido de seu trabalho, Larry Crowne percebe que já é hora de fazer uma mudança em sua vida. Com dívidas e sem rumo, ele retorna à universidade, e fica amigo de um grupo e descobre uma paixão por sua professora de discursos, Mercedes Tainot.


PROGRAMAÇÃO GRATUITA


Neste final de semana há atrações gratuitas para todos os gostos. 
As crianças vão gostar do Encontro de Brincantes, que acontece sábado no Centro Cultural, e que é promovido pelos músicos coautores da coleção Brincadeiras Musicais e integrantes da banda que acompanha a Palavra Cantada nos últimos seis anos. Serão desenvolvidos muitos jogos e brincadeiras musicais de forma interativa - o público assiste e brinca ao mesmo tempo, experimentando as atividades oferecidas. Além de algumas das músicas consagradas do grupo, como Fome-Come, Ora Bolas e Pomar, serão interpretadas músicas do universo tradicional das canções infantis, como Peixe Vivo e Escravos de Jó. 
Já na Praça Victor Civita a banda Eddie, de Olinda, apresenta o repertório do seu último trabalho "Carnaval no inferno", com influências musicais de ritmos de frevo e mangue beat. A abertura fica por conta do alagoano Sonic Junior. 
Na  Praça Dom José Gaspar, o programa Piano na Praça apresenta Marcelo Caldi e Sérgio Ricardo, que cantará sucessos de seus 60 anos de carreira, interpretando as canções "Poema Azul", "Folha de Papel", entre outras. 
E não poderíamos deixar de recomendar a interpretação de Carmina Burana, de Carl Orff, pela Orquestra Filarmônica de São Caetano, que acontece sábado e domingo no Teatro Paulo Machado de Carvalho. Ah, sim, mesmo que você não curta música clássica, você já ouviu esta obra. Procure no YouTube.

 

GUIA CULTURAL DA CIDADE DE SÃO PAULO

Espetáculos gratuitos (shows, infantis, teatro, etc.)
http://www.sampaonline.com.br/cultura/guiaGratis.php
 
Estreias e pré-estreias nos cinemas da cidade
http://www.sampaonline.com.br/cultura/cinema.php
 
Shows e espetáculos musicais
http://www.sampaonline.com.br/cultura/shows.php

Música Clássica
http://www.sampaonline.com.br/cultura/musicaclassica.php

Dança
http://www.sampaonline.com.br/cultura/danca.php

Guia Cultural Infantil
http://www.sampaonline.com.br/cultura/guiacultural_infantil.php

Peças de teatro
http://www.sampaonline.com.br/cultura/guiacultural_teatro.php

Exposições
http://www.sampaonline.com.br/cultura/exposicoes.php