terça-feira, 17 de janeiro de 2012

SERVIÇO DE PORTARIA




IMPLANTAMOS SOLUÇÕES DE SERVIÇO DE PORTEIRO CONTROLE DE ACESSO  
SEGURANÇA PARA CONDOMÍNIOS.




O serviço de portaria, prestamos serviços de portaria em empresas, residências e condomínios se destaca pelo alto grau de segurança proporcionado. Tudo porque, junto com as mais modernas técnicas de gerenciamento de pessoal e motivação de equipe, são utilizados equipamentos da mais alta tecnologia aliados aos mais exigentes padrões de confiabilidade.


A segurança do condomínio, da empresa ou residência está explicitamente ligada a boa prestação do serviço controle de acesso, tecnologia de segurança eletrônica complementa os procedimentos, onde podemos destacar. 



Porteiro, também encarregado de portaria ou Controlador de Acesso, é a designação da profissão onde o trabalhador deve ficar na entrada de um estabelecimento para proteger a entrada indevida de estranhos. Este local é designado como portaria.

Este profissional através da prestação do serviço controlador de acesso, controla o acesso de dependências, áreas públicas e privadas, com a finalidade de prevenir, controlar e combater delitos como roubos, porte ilícito de armas e munições, e outras irregularidades. Estes trabalhadores zelam pela segurança das pessoas, do patrimônio e pelo cumprimento das leis e regulamentos; recepcionam e controlam a movimentação de pessoas em áreas de acesso livre e restrito; fiscalizam pessoas, cargas e patrimônio; escoltam pessoas e mercadorias. Controlam objetos e cargas, vigiam parques e reservas florestais, combatendo inclusive focos de incêndio. Comunicam-se via rádio ou telefone e prestam informações ao público e aos órgãos competentes.


Portaria deriva das palavras porta + aria. Tem diversos significados:

  • espaço entre a porta de um edifício e a via pública; ou o espaço entre a porta e a via pública num estabelecimento ou repartição onde há, normalmente, um porteiro ou pessoa encarregada de prestar informações, receber correspondência, fazer vigília, consentir o acesso ao espaço ou estabelecimento, etc.
  • entrada ou porta principal de um convento.
  • átrio de um convento.

Um dos grandes diferenciais na execução de um posto de serviço de encarregado de portaria, se identifica no apoio operacional prestado ao profissional. Esse apoio representa a manutenção e a permanência do profissional em seu posto, mantendo-o concentrado e direcionado exclusivamente ao cumprimento de sua função. E, da mesma forma que os profissionais controladores de acesso, os porteiros são parte fundamental de um Sistema Integrado de Proteção, pois executam a identificação, o controle de acesso e a própria organização nas recepções dos locais onde atuam.

Cabem aos profissionais controladores de acesso de portaria, proporcionar um conjunto de medidas integradas de proteção, com a finalidade de manter a integridade física do patrimônio, seus valores e vidas. Prestar informações de apoio a todos e proporcionar fluxo adequado, mantendo a ordem no ambiente.
Para um bom início no serviço, é essencial que a contratação dos candidatos a porteiro seja feita de forma a contento com as exigências inseridas na função.


  • Monitoramento de imagens e alarme

É a observação remota nas mais diversas aplicações, a visualização de imagens a distancia através de um sistema privado e o gerenciamento de informações através de um sistema integrado. Circuito fechado ou circuito interno de televisão (também conhecido pela sigla CFTV; do inglês: closed-circuit television, CCTV) é um sistema de televisão que distribui sinais provenientes de câmeras localizadas em locais específicos, para um ou mais pontos de visualização. O sistema do circuito interno é na sua versão mais simples constituído por câmeras, meio de transmissão e monitor. Inicialmente sendo um sistema analógico, o CFTV transmitia as imagens das câmeras por meio de cabo coaxial para monitores CRT (analógicos). Esta transmissão era e é apenas destinada a algumas pessoas, pelo que se trata de um sistema fechado. O CFTV Digital é composto por câmeras digitais estrategicamente posicionadas que  permitem a visualização simultânea dos pontos mais vulneráveis das instalações, o envio de dados e a abertura de aúdio  bidirecional. Nos sistemas mais modernos, as imagens são gerenciadas e armazenadas em modo digital, cuja tecnologia possibilita detectar e controlar, movimentos, fluxo, direção e velocidade de pessoas e veículos etc. As câmeras de última geração conseguem captar imagens com alta definição, mesmo em situações adversas, como locais escuros ou muito amplos. Uma câmera convencional digital tem uma resolução máxima de 640 x 480 com aproximadamente 300.000 Pixels ou aproximadamente 0,3 Megapixel O ideal é que o CFTV esteja conectado a Central de Monitoramento Remoto. Câmera IP também conhecida como câmera de rede, é um dispositivo eletrônico que permite ao usuário visualizar ao vivo, através de uma rede local ou remotamente via internet, com objetivos de visualização, controle, monitoramento e gravação. Consiste basicamente de um sensor de imagem, circuito de análise e processamento de vídeo, servidor de vídeo web e interface de rede, integrados no mesmo equipamento com funções e programação otimizados para uma operação em conjunto com sistemas de rede. É formada internamente por uma complexa estrutura de processos, controladas por um sistema operacional próprio, integrando todas as funções necessárias para a sua operação e gerenciamento, incluindo a transmissão remota, processos de captura e compactação de imagens, configuração remota, controle de periféricos, atualização de aplicação, entre outras. Diferentemente das câmeras de CFTV analógicas, as câmeras IP possuem uma comunicação através de redes ethernet, utilizando protocolos de transmissão de dados, baseados principalmente em TCP/IP. Uma câmera IP combina uma câmera de CFTV com características de um servidor de vídeo web, incluindo a digitalização e compactação de vídeo, assim como a conectividade de rede. Uma câmera IP poderá ter resoluções de até 2592 x 1944 ou aproximadamente 5 Megapixel. Novas tecnologias de CFTV para os grandes eventos, shows e jogos de futebol e outros mega já contam com monitoramento de alta definição com biometria facial, catracas Slide Acess, câmeras de segurança de 29 megapixel e de 2 mega, portas deslizantes para controle de acesso acionado por sensores após o identificação e liberação de entrada do usuário, além de sistema no-break e geração autônoma para garantir seu funcionamento ininterrupto mesmo na ausência total de energia. Câmeras ligadas a alguma rede de comunicação (Internet, celular) permitem monitorar os ambientes da casa remotamente. Estando o sistema de monitoramento integrado ao sistema de alarme residencial, as próprias câmeras podem funcionar como sensores de presença identificando qualquer situação de invasão, acionando o alarme e gravando as imagens.

Manual de Procedimentos para Controle de

Acesso na portaria.

Será preparado no inicio do contrato, um Manual de Procedimentos do Serviço, que unirão os procedimentos de segurança da empresa com o Regulamento Interno do condomínio, para melhor orientação dos Controladores de Acesso de portaria.



A falta de segurança tem levado a população a investir em tecnologia para se proteger. Vemos o crescimento da vigilância eletrônica como um importante aliado ao segmento de portaria, mas aconselhamos que o ideal é unir as novas tecnologias com a ação do homem. “Todos os esforços são fundamentais no combate à violência. O uso dos aparelhos eletrônicos é extremamente importante, mas a ação do homem ainda é indispensável”

FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES DO SERVIÇO DE PORTARIA  SEGUNDO MANUAL DO SÍNDICONET

Visitantes

Ao chegarem, o porteiro deve interfonar para a unidade indicada. Assim, o morador pode autorizar a entrada do visitante
Por questões de segurança, o porteiro,  deve manter-se dentro da portaria e usar o porteiro eletrônico para se comunicar com o visitante que esteja do lado de fora. Mesmo que seja chamado, não deve sair da guarita
Caso haja dúvida sobre quem é o visitante, é conveniente que o porteiro solicite que o morador venha identificar visualmente o visitante
Durante esse período, o estranho deve esperar do lado de fora do condomínio
Não se deve colaborar com a entrada de visitantes regulares sem antes checar a autorização com o morador todas as vezes

Encomendas

Nos casos de entrega de comida o porteiro interfona para o morador vir retirar seu pedido na portaria, evitando a entrada de estranhos no condomínio
Se a entrega for dos Correios, como pacotes, por exemplo, alguém da unidade é chamado para retirar o pacote e assinar o recibo. Caso não haja ninguém na unidade, o serviço de portaria pode receber o volume.
Também nesse caso o entregador não adentra o condomínio
Em alguns casos, ao final do turno, o serviço de portaria inclui a  entrega os recebidos nas unidades – mas isso depende de cada local


Prestadores de serviço/Concessionárias

O porteiro só deve deixar entrar funcionários de empresas (como TV a cabo ou internet, por exemplo), após se certificar que houve pedido por parte dos moradores. Caso haja dúvida, o serviço de portaria deve recorrer ao zelador
Após tirar essa dúvida, pode-se ligar para a empresa para saber se a pessoa que está se apresentando no condomínio é realmente funcionário
Quando o interessado em entrar no condomínio se disser funcionário de concessionária (empresa de água, luz, gás) pode-se ligar para a administradora, também. A empresa pode colaborar dizendo se realmente houve algum tipo de pedido de verificação ou de manutenção
Da mesma maneira, o porteiro deve fazer a identificação do suposto funcionário com a empresa em questão
Após ter deixado o profissional entrar, o serviço de portaria deverá elaborar  um registro com o nome completo, dados da pessoa e se possível fotografar cadastrando o prestador de serviços para futuras visitas ao local.
Em caso de obras no condomínio, só se deve deixar entrar os funcionários apontados e autorizados pela empresa prestadora de serviços. Caso haja algum tipo de remanejamento, o zelador, o síndico e o porteiro devem ser avisados pela empreiteira


Com os moradores

O  porteiro deve manter um relacionamento cordial e simpático com os moradores, evitando a todo custo deixar a portaria desassistida
Deve colaborar para o comprimento do regulamento interno
Deve alertar o zelador e o síndico sobre irregularidades ocorridas durante o seu horário de trabalho.


Cotidiano do porteiro


Estar sempre com o uniforme bem passado, com a barba e o cabelo cortado, passando uma ideia de higiene
Não manter conversas com demais funcionários na portaria ou em áreas comuns por tempo demasiado
Não comentar, fora do local de trabalho, sobre o seu cotidiano no condomínio
Manter portões e demais acessos ao condomínio fechados em horários de recolhimento de lixo e limpeza das ruas.

SOMOS UM EMPRESA DE SERVIÇO DE PORTARIA.

EXECUTAMOS PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE PORTARIA PARA CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS/COMERCIAIS, INDUSTRIAS, COMÉRCIOS, RÊDES VAREJISTAS, EDIFÍCIOS, PRÉDIOS, RESIDÊNCIAS, LOJAS E ETC...


CONTATOS:

FONE:       (11)  2818-9886


PLANTÃO 24 HORAS:

NEXTEL:  (11)  7742-9113   ID 11*62846


www.segueletronica.com.br 

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